CPI vota amanhã pedido de convocação de Vaccari

Em seu segundo encontro, depois de uma reunião atribulada na última quarta-feira, a CPI da Bancoop na Assembleia Legislativa de São Paulo deve votar amanhã os requerimentos de convocação do tesoureiro do PT, João Vaccari Neto, e do promotor de Justiça José Carlos Blat. Na avaliação de governistas, os pedidos devem ser aprovados com folga pelos integrantes da comissão.

Os requerimentos foram protocolados pelos deputados Antonio Mentor e Vanderlei Siraque, ambos do mesmo partido do tesoureiro, que foi presidente da Cooperativa Habitacional dos Bancários de São Paulo entre 2005 e 2010. O promotor foi incluído no pedido por estar à frente das investigações no Ministério Público de São Paulo (MP-SP) sobre o suposto esquema de desvio de dinheiro da cooperativa para campanhas petistas. De acordo com Blat, as supostas fraudes chegariam a R$ 100 milhões.

Também será anunciado amanhã o nome do relator da CPI. A relatoria deve ficar com o tucano Bruno Covas, neto do falecido governador Mário Covas. As investigações serão comandadas pelo deputado Samuel Moreira (PSDB), presidente da CPI, e pelo vice Chico Sardelli (PV). Ambos foram eleitos por sete votos a favor e duas abstenções na última semana. A CPI foi instalada no dia 10 e conta com nove integrantes, sete deles da base governista no Estado.