Grande Oficial

Cotado para disputar em Foz, Samek é condecorado em Brasília

O diretor geral da Usina de Itaipu, Jorge Samek, foi condecorado no Ministério das Relações Exteriores, em Brasília, nesta quarta-feira, com o grau de Grande Oficial no quadro suplementar da Ordem de Rio Branco. A condecoração é dada a brasileiros que desempenhem serviços de notada importância ou mérito para o Brasil.

A homenagem a Samek coincide com o aumento das pressões de lideranças do PT sobre o diretor geral da Usina de Itaipu para que entre na disputa à prefeitura de Foz do Iguaçu. A estratégia é reforçar o palanque do partido nas maiores cidades do estado, para marcar posições eleitorais que serão importantes na sucessão estadual de 2014. O PT do Paraná planeja lançar a senadora Gleisi Hoffmann na disputa ao governo, em 2014.

 “Ser reconhecido com destaque deste nível e importância nos enche de orgulho e aumenta a nossa responsabilidade para fazer cada vez mais por nossa região”, disse Samek que, publicamente, ainda não admitiu a possibilidade de se licenciar da Usina para a campanha eleitoral.

A entrega do diploma e das insígnias foi feita durante a cerimônia de formatura de 109 diplomatas, com a presença da presidente Dilma Rousseff e do vice-presidente da República, Michel Temer.

Samek conversou com a presidente Dilma. Conforme sua assessoria, o tema foi a Usina e os acordos em discussão com o Paraguai. A presidente disse a Samek que pretende visitar o país vizinho no próximo mês.