Sérgio Côrtes, ex-secretário de Saúde do governo de Sérgio Cabral Filho (MDB), disse em depoimento nesta sexta-feira, 2, que um empresário detentor de contratos com o Estado virou “contribuinte” do governador do Rio, Luiz Fernando Pezão (MDB), e de Cabral.

continua após a publicidade

No início de seu depoimento à 7ª Vara Federal Criminal, nesta sexta, o ex-secretário disse que, quando falasse “contribuição”, se referiria a propina. Côrtes contou que o empresário Ronald de Carvalho é dono de uma empresa fornecedora de contêineres para obras do governo para as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs).

continua após a publicidade

Ele disse também que teria sido apresentado ao empresário por Pezão. A empresa de contêineres fica em Barra do Piraí, município onde o atual governador iniciou sua carreira política. Em 2011, o governo anunciou que iria investigar a situação da empresa, quando Pezão era vice-governador de Cabral. Na época, Pezão disse que era amigo de Ronald havia mais de 40 anos e afirmou não acreditar que ele cometeria qualquer irregularidade.

continua após a publicidade

Pezão divulgou nota dizendo que repudia “veementemente essa mentira sórdida, que vem de uma pessoa que não fez parte” do seu secretariado”. “A afirmação absurda é um ato de desespero de alguém que já admitiu ser corrupto, esteve preso, vem sendo acusado frequentemente de corrupção e não honrou a classe médica”, diz a nota, em referência a Côrtes. “Agora, inventa mentiras para amenizar sua pena forçando uma delação premiada, com afirmações que são falsas e mentirosas”, disse. O Estado não conseguiu falar com Ronald de Carvalho.