Corrupção é entrave a desenvolvimento do País

A persistência de práticas de corrupção nos meios governamentais e empresariais tem ligação direta com os indicadores socioeconômicos do País, afirmou ontem o senador Olivir Gabardo (PSDB-PR), citando pesquisas que apontam elevados índices de corrupção como entrave ao desenvolvimento econômico e ao aporte de recursos estrangeiros no País.

Gabardo disse que de acordo com levantamento feito pela organização mundial anticorrupção Transparência Internacional, divulgado este ano, o Brasil ficou em 45.º lugar, com 4 pontos, num total de 10. “Os pesquisadores concluíram que se a situação brasileira se agravar mais ainda, a renda per capita ficará 75% menor em oito décadas. Se navegarmos em direção contraria e o combate à corrupção for efetivo, a renda per capita brasileira ficará quatro vezes maior no mesmo período”, declarou o senador.

Para realçar a importância da questão, citou Daniel Kaufmann, economista do Banco Mundial, para quem “o combate à corrupção é instrumento eficaz para fazer crescer a economia da nação”. O senador disse que o dinheiro perdido, por exemplo, no superfaturamento de obras publicas e na sonegação de impostos fará falta a investimentos em infra-estrutura, saneamento, educação e saúde.

“Não há como contemporizar com a corrupção, sob pena de vermos os esforços pelo desenvolvimento do país soçobrarem num mar de lama, com perversos efeitos sobre as camadas mais pobres da nação”, proclamou.

Gabardo citou a relação entre o desvio de verbas públicas e os investimentos internacionais no país. De acordo com estudos da Transparência Internacional, o Brasil deixa de receber bilhões em investimentos em função da corrupção:”O país se empobrece exatamente porque a corrupção tem sido fator de impedimento a grandes investimentos de empresas estrangeiras em nosso território”, ponderou.

Voltar ao topo