A Justiça Eleitoral condenou um dos coordenadores da campanha de Gustavo Fruet (PDT), Edson Feltrin, e a Femotiba (Federação Democrática das Associações de Moradores, Clubes de Mães, Entidades Beneficentes e Sociais de Curitiba), entidade por ele presidida, a pagarem multa de R$ 15 mil cada um por propaganda eleitoral antecipada negativa ao prefeito Luciano Ducci. A decisão da juíza Adriana Ayres Ferreira, da 4.ª Zona Eleitoral de Curitiba, atende representação protocolada pelo diretório municipal do PSB contra a distribuição de 5 mil exemplares de jornal da Femotiba em maio, que buscava relacionar o atual chefe do Executivo ao ex-vereador João Cláudio Derosso, que havia recém-renunciado à presidência da Câmara.

continua após a publicidade

A juíza diz em seu despacho que se configura “propaganda eleitoral extemporânea e, portanto proibida, aquela realizada antes do dia 6 de julho do ano da eleição”. Segundo Adriana, “todo o conteúdo do jornal é voltado a criticar o prefeito Luciano Ducci (…), ficando evidente a configuração de propaganda eleitoral negativa, pois busca desqualificar o então pré-candidato, fazendo referência a slogan usado por ele e apontando o que reputa deficiente e falho em sua administração. Evidente a intenção de convencer o eleitorado de que votar consciente é não destinar o voto ao atual prefeito e candidato à reeleição”. A magistrada cita ainda que Feltrin já foi condenado por campanha antecipada nas eleições de 2008.

Advogados vão recorrer

Edson Feltrin disse à Tribuna que “na condição de cidadão e advogado, respeito a decisão da juíza, mas não concordo, por isso meus advogados vão recorrer ao TRE (Tribunal Regional Eleitoral)”. Segundo ele, o jornal da Femotiba é de utilidade pública, tocado por grupo de voluntários e não recebe verba pública de nenhuma esfera. “Não colocamos nada no jornal além de matérias conhecidas do público, como a queda do Derosso e o episódio do ICI (Instituto Curitiba de Informática)”, afirma, prometendo lançar novas edições da publicação até as eleições “para conscientizar o eleitor sobre o que é melhor para a cidade”.

continua após a publicidade

Nós não vamos nos calar, vamos continuar nossa jornada de luta e mostrar as mazelas da Câmara e da prefeitura”, defende.