Convênio garante recursos para área da saúde

O vice-prefeito de Maringá, João Ivo Caleffi (PT), participa hoje em Brasília da solenidade de formalização de um convênio entre o governo brasileiro e o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BIRD) para expansão e consolidação do programa Saúde da Família no país. Maringá foi um dos municípios com mais de 100 mil habitantes escolhidos para apresentar projetos de expansão, tendo em vista os indicadores positivos verificados a partir da reestruturação que o governo popular fez no programa local.

Classificado em 12.º lugar entre os cem municípios escolhidos, Maringá deve receber R$ 2 milhões e 739 mil em seis anos. A primeira parcela vem agora, quando o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o ministro da Saúde, Humberto Costa, e Caleffi assinarem a carta de compromisso.

A parcela inicial será de R$ 272 mil, a ser aplicada na compra de equipamentos e investimentos na capacitação das 57 equipes que operam atualmente na cidade, com um médico, um auxiliar de enfermagem e seis agentes de saúde cada uma. O Programa Saúde da Família, que faz um trabalho direto nas residências, tem como finalidade básica trabalhar na prevenção à doença. Além de Maringá apenas Londrina e Apucarana foram selecionadas no Paraná para integrar este projeto de expansão e consolidação.

Voltar ao topo