Conselho de Ética arquiva investigação contra deputados

O Conselho de Ética da Câmara dos Deputados, segundo a Agência Brasil, arquivou os pedidos de investigação do envolvimento de deputados petistas da Bahia no desvio de R$ 17,9 milhões do Fundo de Combate à Pobreza. Os parlamentares são Rui Costa, Afonso Florence e Nelson Pellegrino e o esquema teria ocorrido desde 2004.

Os três relatores escolhidos para analisar os casos, Wladimir Costa (SD-PA), Mauro Lopes (PMDB-MG) e Ronaldo Benedet (PMDB-SC) concluíram que não há provas para levar adiante o processo. Os acusados apresentaram defesa por escrito ao Conselho de Ética e documentos como certidões de nada consta do Ministério Público da Bahia.

Os petistas foram levados ao Conselho após denúncias publicadas em setembro pela revista Veja. PSDB e DEM, principais partidos de oposição, entraram com representações contra os parlamentares.

Segundo a publicação, o valor era destinado à construção de mais de 1,1 mil casas populares e foi desviado com a participação da ONG Instituto Brasil. A presidente da organização, Dalva Sele Paiva, denunciou o esquema, mas não deu evidências concretas de sua existência.