Eleições

Conhece o vice do seu candidato a governador? Veja quem são!

Palácio Iguaçu. Foto: Átila Alberti / Tribuna do Paraná

O impeachment da ex-presidente Dilma Rouseff (PT) trouxe novamente à tona um personagem que geralmente desperta pouca curiosidade dos eleitores em geral: o vice. Reféns do sistema político eleitoral brasileiro, os eleitores precisam aceitar o vice do candidato que escolherem, já que não se pode escolhe-lo pelo voto direto. Nessas, acaba se vendo forçado a aceitar o que a vida lhes impõe, como nos casos do atual presidente Michel Temer e da a atual governadora Cida Borghetti, ambos eleitos graças a vitória de seus candidatos oficiais.

Muita gente reclamou de Temer (tem os maiores índices de rejeição da história) e torce o nariz para Cida e suas ligações com o ex-governador Beto Richa, suspeito de integrar um grande esquema de corrupção. Olhar para os vices com mais cuidado, portanto, se tornou uma obrigação para todos os eleitores.

A Tribuna do Paraná entrevistou os vices dos candidatos mais bem cotados na última pesquisa do Ibope. Confira:

– Coronel Sérgio Malucelli (vice de Cida Borghetti – PP);

– Darci Piana (vice de Ratinho Jr.- PSD);

– Eliana Cortez (vice de João Arruda – MDB);

– Anaterra Viana (vice de Dr. Rosinha – PT);

– Professora Fernanda Camargo (vice de Professor Piva – PSOL).

 

Pesquisa realizada pelo Ibope de 1º a 4/set/2018 com 1204 entrevistados (Paraná). Contratada por: REDE PARANAENSE DE COMUNICAÇÃO. Registro no TRE: PR-04985/2018. Margem de erro: 3 pontos percentuais. Confiança: 95%. A primeira pesquisa do Ibope foi realizada de 16/ago a 22/ago/2018 com 1008 entrevistados (Paraná). Contratada por: REDE PARANAENSE DE COMUNICAÇÃO. Registro no TSE: PR-04869/2018. Margem de erro: 3 pontos percentuais. Confiança: 95%. OBS: A pesquisa está sendo impugnada por duas representações eleitorais, ajuizadas por interessados diversos, segundo os quais a pesquisa não atendeu aos requisitos previstos na Resolução n. 23.459/TSE, especialmente quanto à insuficiente estratificação para o nível econômico dos eleitores respondentes.

+ APP da Tribuna: as notícias de Curitiba e região e do trio de ferro com muita agilidade e sem pesar na memória do seu celular. Baixe agora e experimente!