Congresso vai reunir servidores de Câmaras

Numa promoção da Associação dos Servidores de Câmaras Municipais do Paraná (Ascam/PR), com o apoio da Associação Brasileira de Servidores de Câmaras Municipais (Abrascam) e do Tribunal de Contas do Estado do Paraná, será realizado nos dias 22, 23 e 24 deste mês o X Congresso de Servidores de Câmaras Municipais do Paraná e V Congresso de Servidores e Vereadores da Região Sul -Abrascam. O evento acontecerá no Hotel Bella Itália, em Foz do Iguaçu.

No dia 22, às 15h30, o presidente do Tribunal de Contas do Estado, Henrique Neigeboren, fará a palestra de abertura, sobre “O Tribunal de Contas e sua Atuação no Estado Democrático”. Às 16h, o conselheiro Fernando Augusto Mello Guimarães abordará o tema “A Nova Visão da Administração Pública com a Aplicação da Lei de Responsabilidade Fiscal”.

Na quinta-feira, dia 23, serão palestrantes Jaime Pessoa de Paiva Neto, analista de sistemas, especialista em administração municipal e diretor financeiro da Câmara de Recife/PE, que falará sobre a fiscalização dos recursos públicos; José Leonel do Canto Alves, advogado, especialista em direito público e docente da Abrascam, que abordará “Responsabilidade Administrativa dos Administradores e dos Servidores Públicos”, e Walkiria Zauith de Pauli, advogada, mestre em recursos humanos, presidente do Conselho de Administração do Instituto de Previdência do Município de Curitiba e superintendente da Secretaria Municipal de Recursos Humanos, abordando “A Reforma da Previdência”.

No último dia, falarão Washington Luiz Moreno, advogado e especialista em administração pública, e os deputados federais Eduardo Gomes (PSDB-TO) e Iris Simões (PTB-PR), que falarão, respectivamente, sobre orçamento público e limites de gastos, orçamento público, a criação de comissões de legislação participativa e as reformas política e trabalhista.

Voltar ao topo