Conferência das cidades já tem comissão

Foi instalada ontem em Curitiba a comissão preparatória da 1.ª Conferência Estadual das Cidades, que será formada por entidades da sociedade civil, profissionais, setoriais, estatais e acadêmicas. A Conferência será coordenada pelo presidente da Cohapar, Luiz Claudio Romanelli. “O encontro dará oportunidade aos municípios e à sociedade civil organizada para indicar prioridades e demandas ao Ministério das Cidades”, afirmou Romanelli.

A etapa estadual deverá realizada entre os dias 19 e 20 de setembro, em Foz do Iguaçu. A 1.ª Conferência das Cidades, organizada pelo Ministério das Cidades, terá três etapas (nacional, estadual e municipais ou regionais). No Paraná, 27 prefeituras e sete associações de municípios já se mobilizaram para organizar suas conferências municipais e regionais, nas quais serão eleitos os delegados para participar da Conferência Estadual. O prazo para a realização das etapas municipais ou regionais vai até 15 de agosto. Na conferência estadual, serão eleitos 79 delegados que representarão o estado na etapa nacional, a ser realizada em Brasília, entre 23 e 26 de outubro.

A Conferência das Cidades tem como objetivos propor princípios para a política nacional das cidades, indicar prioridades ao Ministério das Cidades e avaliar os programas em andamento nas áreas de habitação, saneamento ambiental, trânsito, transporte e mobilidade urbana e programas urbanos. Participarão da Conferência os poderes públicos estadual e municipais, movimentos sociais e populares, ONGs, entidades profissionais, acadêmicas e de pesquisa, trabalhadores, empresários e operadoras de serviços públicos.

Voltar ao topo