Conferência das Cidades em debate

A Conferência das Cidades será aberta na noite desta sexta-feira, no Teatro da Reitoria da Universidade Federal do Paraná (UFPR), e no sábado o evento prossegue nas dependências do Colégio Estadual. Representantes dos movimentos sociais e populares, organizações não-governamentais, sindicatos e órgãos vinculados à administração pública são os responsáveis pela promoção do evento.

De acordo com o diretor da Companhia de Habitação do Paraná (Cohapar), Laércio de Araújo, das 399 cidades paranaenses, 362 já convocaram suas conferências municipais. Para a conferência estadual, marcada para o mês de setembro, são esperados mais de 1,1 mil delegados, vindos de todas as regiões do Paraná.

“As cidades precisam de políticas públicas transversais, que perpassem as diferentes áreas da administração pública”, afirma o vereador Adenival Gomes (PT). “O processo de realização das conferências das cidades deve mudar a forma de gestão das cidades, principalmente quanto à transparência e à fiscalização do uso dos recursos públicos.”

Para o integrante da coordenação da Central de Movimentos Populares (CMP), Luiz Herlain, a participação da Prefeitura de Curitiba na conferência será fundamental. “Pretendemos fazer uma avaliação das atuais políticas públicas da cidade”, disse Herlain. “Vamos apontar, por exemplo, a inexistência de uma política habitacional em Curitiba.”

Voltar ao topo