Conferência da Cidade reúne 3 pré-candidatos

Três pré-candidatos à Prefeitura de Curitiba estiveram reunidos ontem pela manhã para participar da abertura da Conferência da Cidade, promovida pelo Movimento Curitiba Bem Melhor. Gustavo Fruet (PMDB), Rafael Greca (PFL) e Ângelo Vanhoni (PT), trataram das questões sociais da cidade, bem como seus principais problemas, numa prévia do que deverá se discutido na campanha de 2004.

Durante toda a semana serão abordados temas como segurança pública; desenvolvimento urbano e geração de emprego e renda; educação e saúde; transporte coletivo e mobilidade social; moradia e meio ambiente. “Estamos promovendo a união da cidade para uma Curitiba melhor. Nosso objetivo é chegar a uma plataforma da oposição, para que junta sirva para isolar a atual administração da eleição do ano que vem”, afirmou Doático Santos, coordenador do Movimento. “Queremos unir a cidade, rechaçando o caixa dois e a exclusão social”, disse.

O Movimento Curitiba Bem Melhor foi criado em 21 de dezembro do ano passado, é suprapartidário e tem a participação de partidos políticos, representantes de sindicatos, de associação de moradores e entidades em geral. “Nos reunimos para buscar adesão para o programa Fome Zero, e avançamos para discutir outros pontos”, explicou Santos.

Para o governador Roberto Requião (PMDB) o encontro serve para mostrar a vontade de partidos e da população em mudar a situação atual. “É uma satisfação ver líderes de forças políticas populares reunidas, e a tentativa dos partidos políticos para discutir e entender Curitiba”, disse.

“Espero que no futuro a nossa cidade seja ideal, e que abrigue o homem como a concha abriga o molusco. Que Curitiba seja a cidade do encontro e do entendimento, e não uma cidade sitiada por bolsões de pobreza. De nada vale um centro bem equipado quando as pessoas não dormem por medo”, opinou. “Tomara que projetos de recuperação de Curitiba e da Região Metropolitana sejam gerados a partir de reuniões como esta.”

Para o deputado federal Gustavo Fruet, presidente estadual do PMDB, toda discussão sobre a cidade é boa, porque provoca reflexões. “Cada vez mais teremos que ter capacidade de resolver questões pontuais. Curitiba cresce acima da média e com estes extremos corre o risco de virar classe média”, afirmou. Já politicamente, Fruet disse achar prematuro para a definição dos nomes que irão concorrer à Prefeitura. “É cedo para especulações. Temos que trabalhar no que nos une, que neste momento é a cidade.”

Denúncia

O deputado estadual Rafael Greca considerou fundamental a iniciativa de discutir os problemas da capital paranaense. “Acho importantíssimo esta discussão, já que o atual prefeito está desvirtuando sua função de bom administrador. Ele usa verbas do SUS para fazer caixa, deixando de repassar o dinheiro para o Hospital de Clínicas”, denunciou. “Os programas sociais foram aniquilados e em sete anos de administração houve muito papel mas nenhuma obra expressiva. Nenhum parque novo foi feito e pagamos dez vezes pelo projeto do metrô.”

Greca afirmou ainda que se considera culpado pela situação atual, já que apoiou o nome de Cássio Taniguchi (PFL) à Prefeitura. “Faço aqui um mea culpa porque fui eu quem indicou o Cássio como meu sucessor”. Sobre o encontro entre os possíveis pré-candidatos, Greca disse. “Somos dedos de uma mesma mão com a qual o povo tentará alcançar o futuro.”

Voltar ao topo