Concessionárias mantêm diálogo com o Palácio Iguaçu

O diretor da Associação Brasileira de Concessionárias de Rodovias do Paraná (ABCR/PR), João Chiminazzo Neto, divulgou nota ontem explicando sua posição quanto às negociações que vêm sendo feitas com o Palácio Iguaçu. Disse que o relacionamento das concessionárias com o DER sempre foi e continua sendo o esperado de uma relação entre prestador de serviço público e poder concedente. O DER fiscaliza as empresas, aprova projetos, sugere alterações em cronogramas e pede esclarecimentos.

“As concessionárias prestam contas, apresentam relatórios e cumprem suas obrigações contratuais. As negociações com o governo, coordenadas pelo chefe da Casa Civil Caito Quintana, sobre propostas de redução tarifária, efetivamente aconteceram no ano passado. Houve uma reunião no dia 3 de abril que contou com a presença também do secretário dos Transportes, Waldir Pugliesi, e outra agendada para o dia 10 do mesmo mês, porém esta não aconteceu. A partir daí, as concessionárias foram sendo chamadas individualmente, o que resultou em um pré-acordo com uma única empresa, no final do ano”, afirmou.

Ainda segundo ele, em 2004, devido ao permanente litígio criado pelo governo e pela imposição de uma única vontade, não houve mais negociação com o primeiro escalão do Palácio Iguaçu. Mas as empresas sempre estiveram à disposição para negociar, porém dentro dos parâmetros estabelecidos nos contratos, pois qualquer solução deve respeitar o equilíbrio econômico-financeiro dos mesmos, aliás, requisito básico para o sucesso de qualquer concessão. Agora a imprensa está divulgando que as negociações voltarão a acontecer e serão novamente coordenadas pelo chefe da Casa Civil. ?Estaremos presentes quando chamados, e dispostos a dialogar, como sempre fizemos?, reafirma Chiminazzo.

Voltar ao topo