Compra de votos rende pedido de cassação em Mangueirinha

A Promotoria Eleitoral de Mangueirinha, na região de Pato Branco, Sudoeste do Estado, propôs nesta semana (4) ação contra o atual prefeito da cidade, Miguel Carlos Rodrigues de Aguiar e o vice-prefeito – e agora candidato a prefeito – Manoel Aparecido de Almeida, por suposta compra de votos. O Ministério Público cita ainda o ex-vereador Augusto Cezar Diavão, o vereador e candidato a vice Alberto Lopes de Matos e a coligação Avante Mangueirinha (PTB, PMDB, PP e PR). A Promotoria requer a inelegibilidade e cassação dos registros dos dois candidatos.

De acordo com a ação, que inclui depoimentos e gravações de áudio, durante uma reunião no dia 31 de agosto, na casa de Diavão, o prefeito teria prometido aos presentes, cerca de 30 pessoas, diversas vantagens em troca de votos, como a quitação de dívidas e prestações da Cohapar (Companhia de Habitação do Paraná), tudo para beneficiar os candidatos “Maneco” (Manoel Aparecido de Almeida) e “Beto Matos” (Alberto Lopes de Matos), que compõem uma chapa majoritária no município, pela coligação Avante Mangueirinha. Como destaca a Promotoria:

“(…) o Sr. Miguel Carlos Rodrigues de Aguiar, acintosamente, sempre vinculava este pagamento ao pleito que se aproxima e ao apoio ao candidato Miguel Aparecido de Almeida, inclusive mencionando em algumas passagens que fariam o pagamento nos próximos dez dias, não sabendo se a documentação regularizando os financiamentos junto à Cohapar retornaria antes da eleição. Ainda utilizando da sua condição de Prefeito e filiado ao PMDB, partido do atual Governador, Sr. Roberto Requião, o primeiro representado fez questão de afirmar que quem assinaria seria o governador, ou seja, seu colega de agremiação. (…)”