Voto Consciente

Comitê encerra audiências com candidatos à Prefeitura de Curitiba

O Comitê Cidadania e Voto Consciente encerrou nesta quinta-feira (18) a série de audiências com os candidatos à Prefeitura de Curitiba, na sede da OAB Paraná. Representantes das 22 instituições que participam do comitê ouviram as propostas dos candidatos Carlos Moreira, Fabio Camargo e Lauro Rodrigues. Eles apresentaram propostas para garantir transparência na administração da cidade, responderam aos questionamentos previamente elaborados pelos integrantes do comitê e assinaram um termo de compromisso. A audiência foi mediada pela presidente do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Paraná, Aniela Almeida.

Transporte coletivo, comunicação, saúde, educação, empregabilidade, comércio, combate à pobreza e meio ambiente foram os principais temas das perguntas dirigidas aos candidatos. Durante os três dias de audiências, os oito concorrentes ao pleito municipal do próximo dia 5 de outubro assinaram um compromisso de implementar mecanismos para garantir a transparência da administração pública. Entre eles, a divulgação da lista de ocupante de cargos comissionados, a realização de audiências públicas e a criação de ouvidorias independentes.

O termo de compromisso destaca como desafios da sociedade brasileira o combate à corrupção e à impunidade. “É preciso expressar a convicção de que possuímos todas as condições para elevar a dignidade da política ao patamar de uma prática a serviço da realização da cidadania plena dos brasileiros”, diz o texto. O termo estabelece como compromissos do candidato o aprimoramento da gestão pública e o atendimento dos preceitos da Constituição de 1988.