Comitê Cidadania e Voto Consciente promove audiências com candidatos

O Comitê Cidadania e Voto Consciente, formado por 22 instituições da sociedade civil, entre elas a OAB, promove nos dias 16, 17 e 18 de setembro audiências com todos os candidatos à Prefeitura de Curitiba.

Os oito candidatos confirmaram presença nas apresentações, que serão realizadas na sede da OAB Paraná. Os candidatos terão cinco minutos cada para apresentar propostas dirigidas à transparência administrativa e também serão questionados pelos integrantes do comitê.

O público do debate será formado por convidados das entidades que compõem o comitê. Não haverá debate entre os concorrentes. O Comitê Cidadania e Voto Consciente é inspirado na campanha “Voto não tem preço, tem conseqüências”, incentivada pelo Movimento Nacional de Combate à Corrupção Eleitoral.

O movimento estimula a instalação de Comitês 9840 em todas as cidades brasileiras, numa referência à Lei 9.840/99, que prevê a cassação do registro ou do diploma do candidato que oferecer bens ou vantagens em troca de voto ou, ainda, que usar a máquina pública em seu benefício.

A primeira audiência, dia 16, será com os candidatos Beto Richa (PSDB) e Ricardo Gomyde (PCdoB). No dia seguinte será a vez de Gleisi Hoffmann (PT), Maurício Furtado (PV) e Bruno Meirinho (PSOL) . No dia 18, serão sabatinados Fábio Camargo (PTB), Carlos Moreira (PMDB) e Lauro Rodrigues (PTdoB).