Comissionados da Assembleia podem ser demitidos

Cinco dos nove membros da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa pediram ontem a exoneração dos servidores transferidos de gabinetes de deputados para a administração da Assembleia Legislativa.

O requerimento foi assinado pelos deputados Elton Welter (PT), Augustinho Zucchi (PDT), Felipe Lucas (PPS), Cida Borghetti (PP) e Edson Praczyk (PRB) que protocolaram ontem e também solicitaram à Mesa Executiva que esclareça quantos servidores foram remanejados até 31 de maio, quando foi concluído o prazo de recadastramento dos servidores comissionados e efetivos da Assembleia Legislativa.

O requerimento exige ainda que sejam discriminados quantos cargos foram efetivamente preenchidos no recadastramento e quantos cargos em comissão ainda estão vagos. A Mesa Executiva é formada pelo presidente, Nelson Justus (DEM), o 1º. secretário, Alexandre Curi (PMDB), e o 2º. Secretário, Valdir Rossoni (PSDB).

Na lista de servidores publicada pela Assembleia Legislativa, no dia 31 de maio, servidores que ocupavam cargos em gabinetes parlamentares foram deslocados para setores administrativos. Calcula-se que o número de funcionários excedentes nos gabinetes e que foram encaixados na administração possa chegar a duzentos.

Ontem, o deputado Tadeu Veneri (PT) entregou à Mesa Executiva as propostas da seccional do Paraná da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), que sugere medidas para tornar mais transparentes as ações do Legislativo.

A OAB é uma das entidades que participa do movimento que pede o afastamento da Mesa Executiva da Assembleia Legislativa, alvo de investigações de denúncias de irregularidades pelo Ministério Público Estadual e Polícia Federal.