CURITIBA

Comissão provisória pode ser saída para impasse tucano

Os tucanos estão próximos de achar uma saída para o impasse sobre a sucessão municipal, em Curitiba. A criação de uma comissão provisória composta por integrantes dos aliados de Gustavo Fruet e João Claudio Derosso é a fórmula que está sendo discutida nesta terça-feira entre o presidente estadual do partido, deputado Valdir Rossoni, Derosso, que dirige o diretório municipal, Gustavo, pré-candidato a prefeito, deputados e vereadores.

Se a proposta vingar, está automaticamente cancelada a convenção convocada por Derosso para o próximo domingo, dia 20. A realização da convenção é apontada como a pá de cal no projeto de o partido ter uma candidatura própria à prefeitura de Curitiba. Derosso é tido como entusiasta da proposta de apoio do PSDB à reeleição do prefeito Luciano Ducci (PSB).

Embora não tenha manifestado essa posição publicamente, se reeleito para a presidência, Derosso poderia conduzir o partido para uma aliança com o PSB, avaliam os adeptos da candidatura própria à prefeitura.

Se houver conciliação sobre a comissão provisória, o próximo obstáculo para a paz entre os tucanos será a escolha do presidente da Comissão Provisória. Gustavo não aceita a permanência de Derosso no comando do diretório e o vereador não concorda em abdicar da posição.

O nome do secretário de Infraestrutura e Logística, Pepe Richa, foi cogitado. Mas o fato de Pepe ser irmão do governador Beto Richa não recomenda a indicação, segundo o deputado Mauro Moraes.

O deputado se reuniu com o governador Beto Richa nesta terça-feira e afirmou que Beto vai se manter distante o máximo possível da discussão. “O governador não precisa se desgastar com isso”, disse Moraes, defendendo a escolha de um nome neutro para presidir o partido.

Para Moraes, o importante é manter uma composição equilibrada na comissão provisória, dividindo as vagas igualmente entre os dois grupos. Gustavo entraria como o candidato ao Senado mais votado em Curitiba. “Esta é a tendência que estamos vendo neste momento”, disse Moraes, afirmando que o acordo não implica a vitória de uma tese sobre a outra.