Convocação

Comissão Especial sabatina candidatos ao TCE na próxima segunda-feira

O deputado Élio Rusch (DEM), presidente da Comissão Especial (CE) criada na Assembléia Legislativa para conduzir o processo de eleição do novo conselheiro do Tribunal de Contas do Estado (TCE), anunciou nesta quarta-feira (9) que está convocando os dois candidatos inscritos para as sabatinas a serem realizadas a partir das 10h30 da próxima segunda-feira (14), na sala de reuniões da Presidência da Casa.

O ato do presidente, deputado Valdir Rossoni (PSDB), oficializando as candidaturas do atual chefe da Casa Civil do Governo do Estado, deputado Durval Amaral (DEM), e do auditor do TCE, Claudio Augusto Canha, à vaga aberta com a aposentadoria de Heinz Herwig, foi publicado no Diário Oficial da Assembleia Legislativa na terça-feira (8), abrindo o prazo de dois dias a contar de hoje para eventuais pedidos de impugnação.

Esses pedidos, se ocorrerem, serão avaliados pela CE que, após a oitiva dos postulantes, irá elaborar seu relatório homologando – ou não – as candidaturas. Rusch acredita que esta etapa será concluída até a próxima terça-feira (15).

O relatório será então lido em Plenário e o presidente da Comissão Executiva estará em condições de definir a data para a eleição propriamente dita. A previsão é que ela ocorra já no dia 21 de maio.

Os candidatos

Durval Amaral é advogado formado pela Faculdade de Direito da Universidade Estadual de Londrina em 1984 e em Administração Fazendária e Tributária em Berlim (Alemanha), em 1988. Atuou ainda como professor de Direito Público na UEL.

Iniciou a carreira política como vereador em Cambé, na região Norte do Paraná, em 1982. Foi vice-prefeito da cidade em 1988, e elegeu-se deputado estadual pela primeira vez em 1990, pelo PMDB. Deixou o cargo em 92 para assumir a Secretaria de Estado do Trabalho e Ação Social, onde permaneceu até 1994.

Dois anos depois reelegeu-se deputado estadual ainda pelo PMDB. Em 1998 elegeu-se pelo PFL, reelegendo-se em 2002 e 2006 pela legenda, e em 2010 pelo DEM.

Claudio Augusto Canha é auditor do Tribunal de Contas do Estado e já participou da eleição de conselheiro ocorrida no ano passado. Ele é graduado em Direito pelo Centro Universitário Planalto, do Distrito Federal, e em Ciências Navais pela Escola Naval, além de ter se especializado em Auditoria Governamental pelo Instituto Cerzedello Corrêa, entidade vinculada ao Tribunal de Contas da União.