Dois mil na lista

Comissão especial da Petrobras investiga dados de funcionários

Dois mil funcionários da Petrobras estão na mira das investigações de um possível esquema de corrupção na petroleira. Todos os empregados com acesso a informações dos projetos denunciados na Operação Lava Jato, da Polícia Federal, tiveram computadores e celulares apreendidos pela auditoria interna liderada pela ex-ministra do Supremo Tribunal Federal (STF) Ellen Gracie.

O trabalho da ex-ministra foi apresentado pela primeira vez ao conselho de administração da empresa, na reunião da última sexta-feira, dia 6, segundo uma fonte na empresa. À cúpula da estatal, a comissão especial revelou que conseguiu salvar informações que podem levar ao dimensionamento do estrago da corrupção na empresa e à identificação dos envolvidos na corrupção. Por utilizar métodos científicos, o trabalho poderá ser usado em juízo.

O primeiro passo da comissão foi impedir que informações fossem apagadas. “Do nada, apareciam homens vestidos de terno para pegar computadores e celulares. Sem aviso prévio. Ninguém sabia quem eram”, conta um funcionário que ocupa cargo de chefia no edifício sede da Petrobras.

Coletados os arquivos, o foco agora será a comprovação da veracidade das informações utilizadas no balanço financeiro de 2014. A Petrobras corre contra o tempo para divulgar o resultado e evitar o pagamento antecipado de dívidas. A ideia é rastrear dados falhos e conferir credibilidade aos números que serão apresentados à empresa de auditoria financeira PricewaterhouseCoopers.

Nova diretoria

Sob o comando de Aldemir Bendine, a nova diretoria da Petrobras assumiu hoje a empresa sem que houvesse um período de transição com a antiga gestão. Os cinco executivos que pediram demissão na semana passada – todos aposentados ou em processo de aposentadoria – já não dão mais expediente na empresa. Também não há previsão de que Graça Foster, ex-presidente, compareça à estatal.

Segundo apurou o Broadcast, serviço de informação em tempo real da Agência Estado, os executivos da antiga diretoria se colocaram à disposição de Bendine para uma eventual colaboração. Mas, até agora, não houve qualquer convocação.

Antes de deixar a empresa, a equipe de Graça deixou um esboço do plano de investimento para o período de 2015 a 2019, e relatórios operacionais das diversas áreas da empresa.

Além de uma nova diretoria, a Petrobras passa também por alterações no conselho de administração. Em votação interna, Deyvid Bacelar foi eleito o novo conselheiro representante dos empregados em substituição a Silvio Sinedino.