Comissão do PDT terá Friedrich

O presidente estadual do PDT, Nelton Friedrich, confirmou ontem que vai participar da nova comissão provisória estadual, que será comandada pelo senador Osmar Dias. A condição, entretanto, é que o senador concorde em contemplar na provisória o que Friedrich chama de “pedetistas de todas as horas”, ou seja, lideranças e militantes que o acompanharam nas várias fases do PDT, sobretudo em 97, quando o ex-governador Jaime Lerner (PFL) deixou o partido e levou junto boa parte dos prefeitos e militância.

Friedrich disse que está pronto para deixar o comando do PDT e que não vai concorrer novamente ao cargo na convenção marcada para agosto. “Estou precisando de um período de descanso obsequioso”, afirmou Friedrich, que atualmente ocupa a diretoria de Coordenação, na Usina de Itaipu.

A troca da presidência do partido será oficializada apenas quando Osmar e Friedrich chegarem a um acordo sobre a composição da nova provisória. Osmar disse que está consultando os deputados estaduais, prefeitos e outras lideranças para definir os integrantes da provisória. “Quando conversei com o Brizola (presidente nacional do partido) sobre o assunto, entendemos que era importante a participação do senador Osmar Dias, mas que é necessário estabelecer a convivência. Acho que o senador vai ter a grandeza de não atropelar os dirigenes e militantes de todos os tempos, que estão conosco na construção do PDT”, comentou.

Depois de fechado o acordo sobre a nova direção, o PDT começa a organizar as convenções municipais, que serão realizadas no final do mês. A convenção estadual, conforme a programação definida com o presidente nacional do partido, pode ser feita na primeira quinzena de agosto.

Voltar ao topo