Paraná

Com queda do veto de Requião, lei garante meio pedágio a estudantes

O veto do ex-governador e atual senador Roberto Requião ao projeto que concede aos estudantes ou empresas que transportam alunos de escolas ou universidades a isenção de 50% na taxa do pedágio foi derrubado, ontem, na Assembleia Legislativa. Os únicos deputados que votaram a favor do veto foram os tucanos Evandro Júnior, Francisco Bier Bührer e Ademar Traiano.

A medida, proposta do vereador Marcelo Rangel (PPS), é válida aos estudantes que moram em uma cidade e estudam em outra, mas para chegar à instituição de ensino precisam passar por praças de pedágio instaladas em rodovias do Paraná.

Depois que o Executivo veta algum projeto de lei, o documento deve reencaminhar a proposta para o Legislativo para análise do veto em plenário.

O benefício entra em vigor assim que a lei for promulgada, entretanto, fica a pendência da regulamentação por parte do Executivo. Isso significa que é preciso definir como será aplicada a isenção. Uma das possibilidades é criar cadastro das placas dos carros que transportam os estudantes, sejam veículos particulares ou de empresas especializadas.