Com mais de duas horas de atraso, começa reunião de Temer com governadores

Começou na tarde desta segunda-feira, 20, com mais de duas horas de atraso, a reunião comandada pelo presidente em exercício, Michel Temer, e pelo ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, com governadores para tratar da renegociação da dívida dos Estados no Palácio do Planalto. Estão na reunião 17 governadores e quatro vices, além de alguns secretários estaduais e outros ministros. Há a expectativa de um anúncio do acordo após a reunião. No entanto, não há definição se Temer fará a fala à imprensa ou se haverá coletiva de algum ministro ou governador depois.

A reunião com os governadores estava marcada inicialmente para as 15 horas, mas os comandantes dos Estados ficaram mais tempo reunidos no Ministério da Fazenda para fechar os termos do acordo. Haverá prazo de seis meses de carência e depois disso os Estados retomarão o pagamento da dívida de forma escalonada. Esse escalonamento prevê um desconto de 90% nos primeiros dois meses (janeiro e fevereiro de 2017), caindo 10 pontos porcentuais a cada bimestre. A partir de julho de 2018, não haverá mais desconto e as parcelas terão de ser pagas integralmente. Alguns Estados, no entanto, devem ter alguns termos diferenciados.

Na sexta-feira, após o decreto de calamidade pública anunciado pelo governo do Rio de Janeiro, o presidente não quis comentar o assunto e disse que ele seria tratado na reunião de hoje. Segundo interlocutores, Temer preferiu a cautela em relação a maiores comentários para evitar um possível efeito cascata de pressão.

Participam do encontro o governador em exercício do Rio de Janeiro, Francisco Dornelles, e os governadores: Marconi Perillo (GO); Rodrigo Rollemberg (DF); Paulo Câmara (PE); Geraldo Alckmin (SP); José Ivo Sartori (RS); Paulo Hartung (ES); Robinson Faria (RN); Raimundo Colombo (SC); Renan Filho (AL); José Melo de Oliveira (AM); Reinaldo Azambuja (MS); Waldez Goés (AP); Confúcio Moura (RO); Marcelo Miranda (TO); Pedro Taques (MT) e Jackson Barreto (SE). Também estão na reunião os vice-governadores João Leão (BA); Zequinha Marinho (PA); Margarete Coelho (PI); Nazareth Araújo (AC).