Colombo comanda Reforma Universitária

O deputado federal Irineu Colombo (PT-PR) foi escolhido ontem como presidente da Comissão Especial que vai examinar a Reforma Universitária na Câmara Federal. A comissão terá 33 representantes e será instalada oficialmente antes do final do mês. A relatoria será dada ao PMDB, através do deputado Gastão Vieira (MA).

Para Colombo, a decisão antecipa o debate sobre o assunto. Para ele, mais do que uma reforma em si, “é um projeto para a Nação, onde todos devem ser ouvidos para que a posição do presidente Luiz Inácio Lula da Silva se efetive de forma real, fazendo também a inclusão social”.

A idéia de Colombo é realizar encontros regionais para que o debate seja democratizado. Para tanto, vai propor que seja feita uma agenda de visitas da comissão aos estados, sem anular a possibilidade de ouvir todos os setores da sociedade.

A reforma não será feita para professores, para o governo, para o Parlamento ou para os universitários. Ela não deve atender aos interesses de uma classe ou corporação determinada, mas a um projeto de Nação, explica o parlamentar. Colombo é simpático à idéia da criação de um fundo de financiamento das universidades brasileiras, composto por um conjunto de alíquotas que possa dar estabilidade ao ensino superior. “Será uma espécie de Fundef do ensino superior”, disse.

Voltar ao topo