Coligação de Marta pede ao TSE cassação de Kassab

A coligação “Uma Nova Atitude para São Paulo” (PT, PCdoB, PSB, PDT, PTN), que apoiou a petista Marta Suplicy nas eleições municipais de 2008 à prefeitura de São Paulo, entrou ontem com recurso no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) pedindo a cassação do prefeito Gilberto Kassab (DEM). A coligação também solicita a aplicação de multa, ainda de valor indefinido, contra o democrata e a perda do mandato da peemedebista Alda Marco Antônio, vice-prefeita de São Paulo. O pedido de cassação já foi rejeitado na primeira e segunda instâncias da Justiça Eleitoral.

A coligação acusa Kassab e Alda de terem promovido durante a campanha evento que representaria uso indevido da máquina pública e compra de votos. Segundo o recurso, o prefeito reeleito teria convocado funcionários públicos para um encontro de campanha no clube Espéria, na zona norte da capital paulista, sob a promessa de pagamento de horas extras. Os servidores teriam sido transportados por ônibus disponibilizados pela equipe do prefeito. O recurso impetrado pela oposição também pede a inelegibilidade de Kassab e de Alda por três anos, contados a partir de 2008.

Nas instâncias inferiores, a defesa do prefeito negou que o evento tenha sido patrocinado pela prefeitura e o avaliou como “um encontro de sua equipe de campanha com pessoas da área da saúde”. Procurada pela reportagem, a defesa do prefeito disse que ainda não foi notificada sobre o recurso. O advogado Ricardo Penteado disse acreditar que a coligação sofrerá mais uma perda na Justiça Eleitoral. “Ela (Marta) já perdeu duas vezes com louvor. Provavelmente o recurso não será reconhecido pelo TSE.”