CNJ pune Paulo Medina com aposentadoria compulsória

Pela primeira vez desde a sua instalação, em 2005, o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) puniu um ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ). O ministro Paulo Medina foi aposentado compulsoriamente depois de ter sido acusado de participar de um esquema para beneficiar donos de bingos. O CNJ também resolveu aposentar compulsoriamente o desembargador José Eduardo Alvim, do Tribunal Regional Federal da 2ª Região (TRF-2), por causa do mesmo caso. Medina está afastado da corte desde maio de 2007.

A Polícia Federal (PF), na Operação Furacão, encontrou indícios de que o ministro integrava um esquema de venda de sentenças. As investigações mostraram que Medina teria recebido aproximadamente R$ 1 milhão para dar decisões judiciais que liberavam máquinas de caça-níqueis no Rio de Janeiro. Além do processo no CNJ, os dois respondem a ação penal na qual serão investigados criminalmente.

O advogado de Medina, Antonio Carlos de Almeida Castro, afirmou que não existem provas que seu cliente tenha recebido qualquer benefício em decisão favorável aos bingos. De acordo com as investigações, a negociação de venda de decisão judicial teria sido feita pelo irmão de Medina, Virgílio Medina.