VOTAÇÃO? SIM! NESTE DOMINGO!

Cidades de Kaloré e Bituruna elegem prefeitos para mandato-tampão

Enquanto os partidos estão começando a discutir as candidaturas a prefeito para a eleição do próximo ano, duas cidades do Paraná, Kaloré (região Norte) e Bituruna (Sul do Estado), estão elegendo neste domingo (3), seus administradores para um mandato-tampão de 18 meses. Os dois futuros prefeitos, que concluirão a gestão dos ex-administradores cassados pela Justiça Eleitoral, ficam no cargo até dezembro de 2011.

Em Kaloré, os 3,6 mil eleitores vão escolher entre o vereador André Pereira (PT) e o ex-prefeito Edmilson Stencil (PDT). Desde 2008, a cidade já mudou várias vezes de prefeito. Atualmente, o prefeito é o presidente da Câmara, vereador Osni Aparecido Franco (PT). Em 2008, foram eleitos Adnan Luiz Canelo (PMDB)e o vice, Mauro Labegaline (PT). Alguns meses depois, foram cassados devido a denúncias de abuso de poder durante a campanha eleitoral. Assumiu, então, o segundo colocado na eleição, Edmilson Stencel (PDT).

Mas por decisão do Tribunal de Justiça, Stencel foi substituído pelo então presidente da Câmara, André Pereira (PT), Como o mandato de Pereira como presidente da Câmara terminou em dezembro do ano passado, a prefeitura passou a ser administrada por Franco. Ele foi eleito presidente da Câmara no lugar de Pereira e, imediatamente, tomou posse como prefeito.

Em família

Em Bituruna, a disputa mais acirrada ocorre no seio da família do presidente da Assembleia Legislativa, Valdir Rossoni. Um dos candidatos, o tucano Rodrigo, é o filho de Rossoni. O adversário, Carlos Roberto de Oliveira Silveira, é cunhado do presidente da Assembleia. Um terceiro concorrente não pertence ao clã. Vilmar Isoton é o candidato do PMDB.

Bituruna está sendo administrada pelo presidente da Câmara de Vereadores desde março deste ano, quando foi cassado o prefeito Remi Ranssolin (PTB).