Carreira política no Paraná.

Morreu domingo à noite em Londrina, aos 77 anos, o ex-vice-governador do Estado, Octávio Cesário Pereira Júnior. Ele estava afastado da política há vários anos, exercendo a advocacia. Cesário nasceu em Itajaí (SC), em 7 de fevereiro de 1926. Formou-se em Direito pela Universidade Federal do Paraná, e em Contabilidade. Era também fazendeiro.

Começou a militar políticamente muito jovem, elegendo-se presidente do diretório acadêmico Hugo Simas, da Faculdade de Direito da UFPR, depois de ter sido presidente do Conselho Permanente da União Paranaense dos Estudantes.

Iniciou a carreira pública como promotor interino, em Londrina, em 1951. Foi conselheiro da subseção da OAB e da Sociedade Rural do Paraná. Presidiu em Cambé, cidade vizinha a Londrina, os diretórios da antiga UDN, e depois o da Arena (Aliança Renovadora Nacional). Foi secretário estadual do Trabalho e Assistência Social em 1965, e secretário interino da Saúde, no mesmo ano, durante o governo Ney Braga. Em agosto de 1973 ocupou a secretaria de Interior, já na gestão de Emílio Gomes. Foi ainda chefe da Delegacia Regional do Ministério da Agricultura no Paraná.

No período de 1975 a 1978 exerceu seu último cargo público como vice-governador na gestão de Jayme Canet Júnior, chegando a assumir interinamente o Palácio Iguaçu durante viagem do titular.

Elegeu-se para a Câmara Federal em 1964, pela Arena. No ano seguinte assumiu a chefia de gabinete do então ministro da Agricultura, Ney Braga. Em março de 1974, na condição de suplente, assumiu a vaga deixada por Ney Braga no Senado para assumir o ministério da Educação do governo Ernesto Geisel.

Deixa viúva Elaine Aparecida Bonalumi Cesário Pereira e quatro filhos: Eliane Mara, Sandra Márcia, Octávio Cesário e Leila Maria. O Palácio Iguaçu decretou luto oficial por três dias em memória do ex-vice-governador.

continua após a publicidade

continua após a publicidade