Cartazes em defesa de Lula são colados em vias do centro do Rio

Uma imagem do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva com um menino negro no colo de um homem, já utilizada na campanha presidencial de 2010, amanheceu nesta segunda-feira, 7, espalhada em centenas de cartazes colados em pilastras e nas paredes de prédios da Avenida Presidente Vargas, uma das principais da região, e em ruas próximas, no centro do Rio. Acima da foto, está a frase: “Injustiça contra Lula, não!”. Abaixo, outra sentença: “Mexeu com ele, mexeu comigo”.

Embora os cartazes não tenham assinaturas da autoria, eles lembram imagens divulgadas na página do Facebook da Frente Brasil Popular-RJ. A organização divulgou a mesma foto do ex-presidente, mas com os dizeres: “Lula presidente do povo. Mexeu com Lula, mexeu com o povo!”. A FBP-Rio é liderada pela Central Única dos Trabalhadores local, com apoio de 51 organizações, entre elas a União Nacional de Estudantes (UNE) e MST e partidos como o PT e PCdoB.

A direção da CUT-Rio negou ser autora dos cartazes, mas afirmou que a montagem foi feita pela entidade e pode ter sido replicada e divulgada por outras associações. Diretora de Comunicação do Sindicato dos Bancários do Rio, Vera Luiza Xavier Ferreira, afirmou que o grupo não participou da campanha na rua.

Por volta das 17h, a central divulgou imagens dos cartazes colados nas pilastras em sua página no Facebook.