Cartário escolhido para disputar a 2.ª secretaria

O deputado estadual Geraldo Cartário (PSL) será o candidato a 2.º secretário da Mesa Executiva da Assembléia Legislativa. O PDT concordou em deixar o cargo para o deputado e indicar o 2.º vice-presidente. O nome do pedetista que irá compor a Mesa será anunciado hoje.

O acordo foi fechado ontem, depois de várias reuniões entre o presidente da Assembléia, deputado Hermas Brandão (PSDB), o candidato a 1.º secretário, deputado Nereu Moura (PMDB), o líder do governo, deputado Angelo Vanhoni (PT), e o chefe da Casa Civil, Caíto Quintana.

A chapa ficou do jeito que o governador Roberto Requião (PMDB) queria. Os oito indicados até agora dos nove cargos para a Mesa são próximos ou integrantes do bloco de sustentação ao governo. Cartário foi indicado pelo grupo do atual 1.º secretário, deputado Valdir Rossoni (PTB), que fará oposição ao governo. O PFL será representado na Mesa pelo deputado Cleiton Kielse, que está se aproximando do bloco aliado ao Palácio Iguaçu.

O deslocamento do PDT da 2.ª Secretaria para a 2.ª vice-presidência causou mal-estar no partido. Havia um acerto anterior que garantia o cargo ao PDT. Apesar de terem concordado a mudança, os pedetistas avaliaram que os governistas não respeitaram o critério do tamanho das bancadas. O PSL de Cartário é um partido “nanico” e sua indicação foi creditada ao bloco que compõe com o PTB. No final, prevaleceu a avaliação de que os dois cargos têm a mesma importância na Mesa.

A composição da Mesa ficou assim: Hermas Brandão -PSDB (presidente), Natalio Stica – PT (1.º vice-presidente), PDT – 2.º vice (ainda sem indicação), Arlete Caramês -PPS (2.ª vice), Nereu Moura -PMDB (1.ª secretaria), Geraldo Cartário – PSL (2.ª Secretaria), Cleiton Kielse – PFL (3.ª secretaria), Reni Pereira -PSB (4.ª secretaria), Edson Praczyk – PL (5.ª Secretaria).

Voltar ao topo