Carros oficiais recebem adesivos com logomarca

Os carros oficiais do Estado começam a receber em maio os adesivos com a logomarca do governo Roberto Requião. O material foi aprovado esta semana e a aplicação da identificação nos 17 mil veículos da frota será feita até o final de maio pelo fornecedor escolhido em pregão eletrônico. O primeiro teste de qualidade rejeitou os adesivos apresentados porque houve diferença entre as cores do material e as da nova logomarca. A aprovação só saiu no segundo teste.

A modalidade de licitação em que o governador quer concentrar as compras de produtos e serviços garantiu uma economia expressiva na aquisição dos 80 mil adesivos laterais e traseiros. “A licitação realizada pela internet reduziu o valor final dessa compra a menos de 30% do preço máximo que definimos em edital”, lembra o secretário da Administração e da Previdência, Reinhold Stephanes.

Responsável pelas compras no pregão, a secretaria comprou por R$ 64 mil o lote de adesivos pelo qual o governo se propunha a pagar até R$ 268 mil, valor definido por pesquisa de mercado. O preço final será registrado e vai ficar valendo por um ano. Com desenho, formato e cores aprovados pelo publicitário Bira Menezes, que criou a nova logomarca, os adesivos também passaram nos testes de aderência e de resistência a produtos químicos, sem desbotar.

“O sistema de pregão eletrônico nos dá melhor preço, mais transparência, segurança e agilidade, além de permitir esse tipo de ação adicional, para garantir a melhor compra”, comenta Stephanes. Ele conferiu o material aprovado pelos técnicos do Departamento de Transporte Oficial (Deto) da Secretaria da Administração. Venceu a concorrência pelo fornecimento dos adesivos a Imagem Brasil, de Curitiba. Onze empresas de vários estados participaram do processo.

“Todas as etapas do processo ficam registradas nos computadores e qualquer cidadão pode acompanhar a disputa on-line”, destaca Stephanes. Como numa licitação convencional, estas também dispõem de editais. Os preços máximos são divulgados durante pelo menos oito dias na internet e a população pode acompanhar a realização das compras pelo Portal Compraspr (www.pr.gov.br/compraspr).

A agilidade do pregão, destaca o secretário, vem do fato de o sistema reduzir os serviços de conferência de documentos. Nesse sistema, o governo só confere a habilitação do ganhador. As operações levam em torno de 15 dias, ao passo que o as licitações convencionais exigem em média 180 dias entre início e término da compra.

Voltar ao topo