sujou!

Carro da Câmara de Curitiba é multado em Balneário Camboriú em pleno fim de semana

Um veículo Sandero, alugado pela Câmara de Curitiba para uso do vereador Mauro Bobato (Podemos), foi usado por um assessor do parlamentar para ir a Balneário Camboriú, em Santa Catarina, durante um fim de semana no fim do mês de julho. O uso indevido foi descoberto porque o carro foi multado por atravessar o sinal vermelho. A infração apareceu em uma relação de multas recebidas por carros oficiais, que foi solicitada pela Gazeta do Povo com base na Lei de Acesso à Informação.

A norma que regulamenta o uso de veículos oficiais da Câmara de Curitiba proíbe o uso dos automóveis em benefício particular e fora dos limites do Paraná. Na resposta ao pedido de informação, a Câmara informou que “o esclarecimento dado pelo parlamentar foi que o veículo, na referida data, estava sob responsabilidade de servidor lotado em seu gabinete e que desconhecia o uso indevido do veículo”.

O servidor é Hamilton Júnior , que, em entrevista à Gazeta do Povo, assumiu que pegou o carro oficial para fins pessoais e que estava ao volante quando o veículo foi multado. Funcionário de carreira da Câmara há 23 anos, ele está lotado no gabinete de Bobato, onde ocupa o cargo de auxiliar de serviços. Júnior pediu desculpas pelo que chamou de “erro”. Disse que não tinha consciência de que o regulamento proíbe o uso de carros oficiais fora do Paraná, embora saiba que não é permitido fazer uso pessoal dos automóveis oficiais.

“Em 23 anos, nunca tive nada, nunca fiz nada de errado e acabei cometendo esse erro. Eu sabia que não podia [usar o veículo para fins pessoais], mas no momento em que eu precisei [do carro], infelizmente eu cometi esse erro e peço desculpas”, disse.

Júnior negou que tenha ido a passeio a Balneário Camboriú, a bordo do veículo oficial. Ele disse que precisou do carro para ajudar atletas, mas não deu mais detalhes sobre o episódio. “Surgiu uma situação particular minha e eu acabei indo com o carro (…). Eu ajudo alguns atletas. Fui fazer uma situação de um amigo que precisava de uma ajuda”, disse.

O servidor parlamentar disse que resolveu assumir o ato porque não considera justo que o vereador Mauro Bobato fosse responsabilizado. Júnior disse que vai pagar a multa, que custeou o combustível consumido na viagem e que se retratou perante a direção da Câmara. “A Casa passa por um momento de transparência e eu achei por bem assumir meu erro”, afirmou.

Na resposta ao pedido de informação apresentado pela Gazeta do Povo, a Câmara informou que “um procedimento administrativo interno de apuração dos fatos encontra-se em andamento para a tomada de medidas cabíveis ao caso”. Ainda segundo o Legislativo, as multas recebidas pelos veículos locados são pagas com recurso dos vereadores ou servidores que cometeram a infração, portanto não oneram os cofres públicos.

Custo dos veículos oficiais

Na Câmara Municipal de Curitiba, cada vereador tem direito a um veículo modelo Sandero ou Voyage 1.6 flex 2015. Além disso, os sete membros da Mesa Diretora e a Corregedoria possuem um carro adicional.

A Presidência da Casa, por sua vez, possui outro veículo. Dessa forma, a Câmara de Curitiba tem, no total, 47 automóveis associados a mandatos parlamentares. Cada veículo locado custa mensalmente R$ 1.475 para os cofres da Casa. Além dos veículos, os parlamentares têm direito também a uma cota mensal de 200 litros de combustível.