Carlos Simões propõe Universidade de Artes

O deputado estadual Carlos Simões (PTB) apresentou à Assembléia Legislativa projeto propondo a unificação de duas autarquias estaduais: a Embap (Escola de Música e Belas Artes do Paraná) e a Faculdade de Artes do Paraná. O petebista também está sugerindo a criação da Universidade de Artes do Paraná, que seria a primeira do Brasil. O projeto já está sendo encaminhado à Comissão de Constituição e Justiça da Assembléia, que fará a primeira avaliação da matéria. Depois, o projeto tramitará pelas outras comissões da Casa até a votação final pelos deputados, ainda sem data definida para acontecer.

O pedido de criação de uma instituição de ensino superior de arte em Curitiba surgiu no final do século XIX, com Mariano de Lima, que criou a Escola de Belas Artes e Indústrias do Paraná (1886). Foi um ideal perseguido por Alfredo Andersen, desde sua chegada no Paraná, em 1903, até a sua morte, em 1937. Esta mesma bandeira foi assumida pelos intelectuais, artistas e educadores da época.

Em 1948 – por meio da Sociedade Cultura Artística Brasílio Itiberê, com participação da Academia Paranaense de Letras, do Centro de Letras, do Centro Paranaense Feminino de Cultura, da Sociedade de Amigos Alfredo Andersen, do Instituto de Educação e do Colégio Estadual do Paraná, e outras instituições paranaenses – foi fundada a Embap. Em 1951, a Embap passou a ocupar o atual prédio, hoje tombado pelo patrimônio histórico, localizado no centro de Curitiba.

Acervo e cursos

Desde 1983, a instituição vem enfrentando problemas quanto à sua estrutura funcional. Várias vezes, houve tentativas de fundir a Embap com a Faculdade de Artes do Paraná (FAP). A Embap recebeu doações de professores e artistas, possuindo obras valiosas, que coloca o seu acervo entre os mais significativos do Paraná.

A instituição conta com um grande acervo de instrumentos musicais e biblioteca especializada, oferecendo cursos de bacharelado em Pintura, Escultura, Gravura, Instrumento, Composição e Regência, Canto, Licenciatura em Música e Desenho, todos reconhecidos. Desde 1991, oferece cursos de pós-graduação em Música e Artes Plásticas. É a única faculdade do Estado que tem programas de extensão em música para crianças e jovens, com cursos regulares.

Simões explica que a estrutura física, laboratórios e biblioteca já estão implantados, o que significa que a criação Universidade de Artes do Paraná não envolverá aumento significativo de recursos. Na composição dos custos, a principal despesa seria a folha de pagamento do quadro docente e dos técnicos administrativos, que já estão sendo disponibilizados pelo governo de Estado. No entendimento do deputado, por ser uma instituição universitária especializada, terá uma estrutura administrativa reduzida, não acarretando maiores gastos.

Voltar ao topo