Capitania suspende a navegação noturna

O capitão dos portos, Marco Antônio do Amaral Silva, suspendeu temporariamente na última segunda feira (24) a navegação noturna no Canal da Galheta por causa da “deficiência na sinalização náutica” nos pares de bóias 1-2 e 9-10. Neste ano esta é a terceira vez que a Capitania dos Portos determina a suspensão.

A primeira ocorreu no dia 21 de janeiro. No dia 18 de fevereiro a Capitania alertou para uma degradação na manutenção da sinalização e por causa dessas deficiências proibiu a navegação até que o problema fosse resolvido.

Os problemas nos portos paranaenses, como o fechamento do terminal público de álcool, a suspensão da licitação da dragagem do Canal da Galheta e as restrições de tráfego no Porto de Antonina, além da proibição da navegação noturna têm pautado a oposição na Assembléia Legislativa.

“A seqüência de erros envolvendo o Porto de Paranaguá já passou do limite de compreensão. E persistir no erro é incompetência”, declarou o líder da bancada, deputado Élio Rusch (DEM).

Os portos também foram assunto da Escola de Governo de ontem, em que o governador Roberto Requião (PMDB) ironizou as recentes decisões da Justiça. “Se o IAP não pode dar licença para o terminal público, não pode dar licença para terminal algum. Então o IAP vai cassar a licença para os terminais privados. Petrobras e Catalini não vão mais embarcar álcool também. Que se feche o Porto de Paranaguá de uma vez”, disse sobre o fechamento do terminal público de álcool.