Ele sabia de tudo?

Capa da Veja que diz que Moro impediu investigação sobre corrupção é verdadeira?

Juiz federal Sérgio Moro. Foto: Daniel Castellano
Sérgio Moro. Foto: Arquivo.

Voltou a circular nesta semana, nas redes sociais, uma capa falsa da revista Veja que diz que o juiz Sérgio Moro “sabia de tudo” – crimes de Aécio Neves, corrupção de Temer e que Eduardo Cunha recebia propina mesmo estando preso – e que teria agido para obstruir a Justiça, impedindo que a polícia investigasse as denúncias para “proteger os criminosos”.

+Leia também: Além de Moro, saiba quem são os paranaenses confirmados no governo de Bolsonaro

A capa em questão, que já tinha circulado nas redes sociais em maio de 2017, ainda diz que Sérgio Moro “enganou o povo” brasileiro. No entanto, a revista Veja nunca publicou essa capa. O histórico das edições está disponível no site da revista e não consta este material na busca. Veja a imagem que está circulando nas redes sociais:

WhatsApp Image 2018-11-28 at 10.34.02

Capas verdadeiras

Na época em que a imagem começou a circular nas redes sociais, a verdadeira capa da Veja, com data de 24 de maio de 2017, trazia a bandeira do Brasil estampada e continha a seguinte mensagem: “O país precisa de alguma grandeza. Grandeza dos homens públicos que ocupam os postos centrais do poder. Grandeza para que, nesta hora grave da vida nacional, sejam minimamente capazes de pôr os interesses do Brasil acima dos interesses pessoais, de modo que o país possa seguir em frente, cumprir a caminhada rumo à modernidade, libertar-se da mediocridade econômica e – enfim – dar ao povo brasileiro a oportunidade de construir uma vida justa e digna. Os milhões de brasileiros honestos não merecem ser punidos pela desfaçatez e pela ganância dos poderosos”.

Já a capa desta semana da revista, com data de  28 de novembro de 2018, traz como destaque a “festa do mercado” e diz que “som os sinais de retomada do crescimento e a composição da equipe econômica de Paulo Guedes, empresários e investidores voltam a ficar otimistas”. E ainda traz outras três chamadas menores, sobre duas novas biografias de Lampião e Maria Bonita, a opinião de Paul Krugman (Nobel de Economia) a respeito dos riscos de o Brasil seguir a doutrina de Donald Trump e uma nova rede social que está chegando ao Brasil, o Gab.

Pesquisa revela opinião dos brasileiros sobre futuro governo de Bolsonaro; saiba detalhes!