Candidatura própria será decidida pelo PMDB local

O presidente nacional do PMDB, deputado federal Michel Temer, disse ontem em Curitiba que as decisões locais devem prevalecer sobre a orientação da cúpula recomendando o lançamento de candidaturas próprias às prefeituras nas eleições do próximo ano.

Sobre o caso de Curitiba, o dirigente nacional não quis se comprometer. Disse apenas que chegou ao seu conhecimento que a tendência do partido é fazer uma aliança com o PT, embora o deputado federal Gustavo Fruet (presidente estadual do partido) sustente a necessidade de lançar uma candidatura própria à sucessão municipal.

Temer veio a Curitiba para o velório do presidente nacional do PTB, deputado federal José Carlos Martinez, realizado no hall da Assembléia Legislativa. Temer almoçou no Palácio Iguaçu com o governador Roberto Requião (PMDB) e reuniu-se com deputados estaduais do PMDB.

Há um mês, o presidente nacional do PMDB causou irritação em alguns setores do PMDB de Curitiba – basicamente entre o grupo que defende não apenas a aliança mas também o apoio a uma candidatura do PT – ao emitir uma nota oficial recomendando o lançamento de candidatos próprios em todas as cidades. Ontem, desfez o mal-estar ao assegurar que o diretório nacional não tem condições de interferir nas articulações locais.

Temer, entretanto, reforçou a necessidade de o partido recuperar o terreno perdido em eleições anteriores. De acordo com o dirigente nacional do PMDB, o partido perdeu espaço nas grandes cidades, sobretudo, e atualmente tem apenas 1.226 prefeituras, número considerado pequeno para uma sigla que já foi a maior do país.

Diplomacia

Nas conversas de ontem, o presidente nacional do partido foi diplomático e até cobriu de elogios o governador, seu adversário interno no partido. Requião integrava o movimento que pedia a convocação de convenção para eleger uma nova direção peemedebista. Em solenidade no Palácio Iguaçu, o presidente do PMDB disse que o governador do Paraná é uma referência para todos os demais pela boa administração que vem fazendo. Em conversas com jornalistas, mais tarde, foi menos entusiasmado. Afirmou que faz uma “avaliação positiva” do governo Requião, devido ao cunho social que vem dando à sua administração.

Sobre a possibilidade de uma candidatura de Requião à presidência da República em 2006, Temer respondeu que o governador do Paraná “é um dos nomes do PMDB para daqui a cinco anos”.

Definição até o fim do mês

O PMDB espera ter uma definição até o final do mês sobre os ministérios que ocupará no governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). O presidente nacional do PMDB, deputado federal Michel Temer, disse que o número de pastas e a área dependem de Lula, mas sugeriu que o partido tem interesse em dois ministérios específicos: Comunicações e Integração Regional.

O presidente nacional do partido afirmou que há um movimento para que, no caso de se confirmar duas vagas na equipe de Lula, uma seja destinada a um peemedebista na Câmara Federal e outra a um representante do partido no Senado. Ele não citou nomes. “Quais são (os ministérios), quem são, isto é com o presidente”, disse. (Elizabete Castro)

Governo devia ser vitrine

O governador Roberto Requião recebeu ontem, no Palácio Iguaçu, o presidente nacional do PMDB, deputado federal Michel Temer. Requião e Temer conversaram sobre ações e projetos do governo do Paraná e analisaram temas nacionais como a proibição da soja transgênica e as reformas tributária e da Previdência. O líder peemedebista também fez questão de elogiar a administração de Requião.

“O governo do Roberto Requião é de uma grande vitalidade. Tenho recebido relatos extraordinários desta administração e acho que Requião deveria fazer do seu governo uma vitrine para todo o país, uma espécie de exemplo para o Brasil”, afirmou. “Estou dizendo isso com o maior prazer porque, afinal, eu presido um partido que tem na figura do governador Requião um dos seus expoentes máximos.”

Entre os programas executados pelo governo do Paraná que, segundo Michel Temer, podem ser vistos como exemplos para o Brasil estão o “Luz Fraterna”, que isenta famílias pobres do pagamento da energia elétrica, e o “Leite das Crianças”.

O programa Leite das Crianças – afirmou – está tendo um sucesso extraordinário e alcança um público fundamental.

Voltar ao topo