Candidatura ao Senado vira problema para pefelistas

A vice-governadora Emilia Belinati (PFL) vai esperar apenas pelo fim do prazo para o registro das candidaturas às eleições deste ano – na sexta-feira (dia 5) – para ingressar com uma ação judicial contestando a decisão da Executiva Estadual de indicar o deputado federal Luciano Pizzatto como candidato do partido ao Senado na coligação com o PSDB.

A decisão foi tomada no final de semana, depois de uma tumultuada reunião, na qual Emilia teve que se submeter a uma votação, em que perdeu para Pizzatto. A vice alega que o concorrente se inscreveu depois do prazo estabelecido pelo estatuto do partido.

Emilia disse ainda que entende ter tido sua candidatura aclamada pela convenção do partido, realizada em 15 de junho. Até então, estava disputando a indicação, além da vice, o ex-prefeito de Apucarana, Valdomiro Maestrowski. O ex-secretário da Casa Civil, Alceni Guerra, havia apresentado seu nome, mas retirou após a convenção. A vice-governadora argumenta que a Executiva Estadual inseriu o nome de Pizzatto na última hora.

A direção do PFL e do PSDB dão como certa a indicação do deputado. Para a outra vaga, o presidente da Executiva Estadual do PSDB, deputado federal Basílio Villani, confirmou a indicação da ex-secretária da Cultura de Londrina Nitis Jacon. Entretanto, há setores dos dois partidos negociando a inclusão do deputado federal Rafael Greca na chapa para o Senado. Para isto, Pizzato ou os tucanos teriam que abrir mão da vaga.

O governador Jaime Lerner ainda não se manifestou publicamente sobre seu apoio à indicação de Greca. Mas, ontem à tarde, o deputado recebeu a visita da secretária estadual da Crianças e Assuntos da Familia, Fani Lerner. Segundo apurou O Estado, ela pediu a Greca que concordasse em concorrer ao Senado. Para persuadir o deputado, o governador Jaime Lerner (PFL) estaria analisando a possibilidade de remover o atual secretário estadual de Desenvolvimento Urbano, Roberto Santoro, do cargo. A intenção seria a de afastar suspeitas de que Santoro pudesse favorecer Pizzatto na campanha eleitoral. Santoro substituiu no cargo Lubomir Ficinski, candidato a vice-governador do tucano Beto Richa, e sogro de Pizzatto.

Obstáculo

O presidente da Assembléia Legislativa, deputado Hermas Brandão (PSDB), adiantou ontem que não concorda que o seu partido ceda a vaga ao Senado para Greca. “Nós temos que manter a candidatura da Nitis. Ela representa um segmento importante da sociedade, localizado nas áreas de educação e cultura”, afirmou o tucano.

Villani, entretanto, admite a possibilidade de haver uma troca se espontaneamente houver uma desistência. “O deputado Rafael Greca nunca manifestou o desejo de ser candidato ao Senado. Agora que sabemos que ele quer, com certeza vamos procurá-lo, se houver uma desistência”, comentou.

Voltar ao topo