Foi o primeiro debate entre postulantes ao governo.

O primeiro debate entre sete candidatos ao governo do Paraná realizado domingo à noite pela Rede Bandeirantes foi morno. Temas como a situação financeira do Estado, a tentativa de privatizar a Copel, as taxas de pedágio, o desemprego e a questão da segurança pública foram alguns dos destaques. O governador Jaime Lerner foi o alvo das críticas da oposição.

Nem o candidato Beto Richa, do PSDB, que está coligado ao PFL, quando questionado sobre o assunto, defendeu Lerner. Limitou-se a dizer que tem o apoio do atual governador às suas propostas e que não quer ser julgado pela administração de outros.

Acusações

A troca de acusações foi limitada. O candidato Severino Araújo (PSB) foi questionado sobre falta de registro de valores usados na campanha de Roberto Requião, em 1985, para a Prefeitura. Severino se defendeu afirmando que “caixa 2” é uma prática comum em eleições. Requião, exercendo direito de resposta, afirmou que desconhece essa prática e se isso aconteceu foi sem o seu consentimento.

Beto Richa também teve que se defender, ao ser questionado sobre o envolvimento com o suposto caixa 2, na campanha de reeleição do prefeito Cássio Taniguchi, como candidato a vice-prefeito. Roberto Requião (PMDB) frisou que, se eleito, vai reabrir imeditatamente o IPE e o Hospital da Polícia Militar. Na avaliação do candidato ao governo do Paraná pela Coligação Vote 12, senador Álvaro Dias, a participação no debate foi uma experiência válida e acima de tudo democrática. Criticou, porém, a falta de tempo para a apresentação de propostas, o que, ele acredita, pode dar a impressão de que falta conteúdo a todos os candidatos. “Somos muitos candidatos, então não há tempo para a apresentação das propostas”, afirmou Álvaro.

Em análise feita na Rádio CBN ontem de manhã, o ex-secretário de Estado Belmiro Valverde destacou a participação do candidato do PPS no debate, deputado Rubens Bueno, que, em sua opinião, demonstrou “solidez em suas posições ao falar de sua experiência administrativa e mostrar conhecimento sobre o que estava dizendo.