Voto 2012

Candidatos à prefeitura de Curitiba apostam suas fichas nas propostas

Em primeiro na pesquisa Datafolha, Ratinho Júnior (PSC) considera o dado apenas o resultado do seu trabalho direto com a população. “O primeiro lugar reflete o sentimento que estamos encontrando nas ruas. As pessoas querem mudança no ciclo da política e nós representamos este novo momento”, avalia. Segundo a assessoria do político, pode-se dizer que o plano de governo do candidato é um documento aberto a sugestões. “Vamos continuar trabalhando, pois enfrentamos dois candidatos que contam com o apoio da máquina administrativa, mas temos confiança que, apresentando as propostas que correspondem às expectativas de todos os setores da população, o resultado continuará positivo”, comenta.

Já Luciano Ducci (PSB) prefere apostar no horário eleitoral, que começa no mês que vem. Segundo a assessoria do candidato, os números da pesquisa animaram a militância, mas é a partir do horário político no rádio e televisão que as pessoas vão conhecer melhor as propostas e ver o que já foi feito por Curitiba. “A estratégia, por enquanto, é apenas trabalhar e trabalhar. O nosso jurídico vai continuar buscando sempre a legalidade e os direitos do candidato. Também queremos mostrar a parceria com o governo Beto Richa”, informa a assessoria.

Projetos

Embora o candidato Gustavo Fruet (PDT) indique uma campanha propositiva, voltada a projetos nas áreas da saúde, mobilidade, segurança e educação, a assessoria informa que na coligação estão todos vigilantes a qualquer falha dos adversários, em especial ao candidato à reeleição Luciano Ducci. “Confiamos no poder da militância. Seguimos sempre com a mesma motivação para trabalhar e debater o futuro da nossa cidade”, afirma.

Crescimento e rejeição

O tom da campanha de Rafael Greca (PMDB) também deverá ser mais propositivo. Segundo a assessoria do candidato, ele pode até apontar alguns erros, mas o enfoque é mostrar propostas inteligentes que visam melhorar a qualidade de vida da população, como o uso de energias renováveis e melhora da mobilidade na cidade. Greca vê como muito positiva para a campanha o resultado da pesquisa. “Subimos nas pesquisas em 15 dias de campanha. Temos uma equipe de analistas que se reuniu com o senador Roberto Requião. Eles acharam muito bom o levantamento, já que 66% eleitores ainda não sabem em quem votar. Vamos surpreender!”, avisa.

Mesmo assim, Greca foi o candidato que apresentou maior índice de rejeição no levantamento, com 32%, seguido pelo prefeito Luciano Ducci, com 19%, e Ratinho Júnior com 17%. Ainda de acordo com a pesquisa, 9% da população não votaria de jeito nenhum em Gustavo Fruet.