O PPS anunciou ontem o candidato a vice-prefeito de Curitiba na chapa encabeçada por Rubens Bueno: é o engenheiro civil Augusto Canto Neto. Seu nome foi definido na última quarta-feira à noite, em reunião do partido. Segundo Rubens, a escolha traz para o PPS o que faltava em termos técnicos. Engenheiro de carreira do Ippuc desde a década de 70, Canto Neto acompanhou de perto a implantação e a evolução do planejamento urbano da capital.

Referindo-se a estratégia do Voto Limpo, adotada pelo partido já na eleição passada, o postulante a vice disse que traz a “colaboração de um trabalho em equipe, desenvolvido durante 26 anos de vida pública, tendo espalhado pelo município um total de onze mil obras, executadas e registradas no acervo do Crea/PR”. Também observou que “o PPS não tem armários, e muito menos esqueletos para esconder”.

Prioridades

Durante entrevista coletiva, Bueno disse aos jornalistas que, embora integre a base de apoio, se sente a vontade para fazer críticas aos governos federal e estadual, embora integre a base de apoio: “Nunca perdemos essa capacidade. O PPS é um aliado sincero que não esconde as eventuais divergências nem perdeu sua capacidade crítica. A defesa do governo federal nesta campanha é tarefa do PT, e do governo estadual, do PMDB”. Ele destacou segurança pública e saneamento básico como preocupações básicas de seu plano de governo. No primeiro caso, ele responsabiliza a falta de um programa de inclusão social na administração do município e insiste que, apesar das limitações do poder municipal no setor, a vontade política e a mobilização da comunidade são capazes de mudar o quadro atual: “A questão da segurança deve ser enfrentada agora, não pode mais esperar. Curitiba mudou muito, se preocupou muito em propaganda e equipamentos urbanos superficiais. O que propomos é um novo momento na vida da cidade”.

Sobre o polêmico projeto do Eixo Metropolitano de Transporte Coletivo, um dos alvos favoritos da oposição ao prefeito Cassio Taniguchi (PFL), Bueno afirmou que, se eleito, não pretende cancelar nem suspender, mas vai promover uma auditoria para levantar custos e condições da obra, a mais ambiciosa da segunda gestão de Taniguchi.

Indagado sobre a indicação de Canto Neto, que foi secretário de Obras nas gestões de Rafael Greca na Prefeitura e Jaime Lerner no governo do Estado, para completar sua chapa, Rubens Bueno reagiu com bom humor: “Nunca vi governo errar em tudo. Acertou na escolha de Canto Neto”.

Nascido em Ponta Grossa, em 12 de maio de 1956, Augusto Canto Neto é casado e tem dois filhos. Formou-se em Engenharia Civil em 1978, pela Universidade Estadual de Ponta Grossa e fez pós-graduação em Engenharia e Segurança do Trabalho pela Fundacentro, em 1989, e em Administração Pública na Universidade Federal do Paraná em 1995.

continua após a publicidade

continua após a publicidade