O governador de Pernambuco, Eduardo Campos (PSB), disse ver “com preocupação” a pesquisa Ibope divulgada pela Transparência Internacional, mostrando que 81% dos brasileiros consideram os partidos “corruptos ou muito corruptos”. Presidente do PSB, Campos afirmou ter certeza de que esse “recado” terá impacto na disputa eleitoral de 2014.

continua após a publicidade

“Lamento que alguns partidos paguem o preço pelo erro dos outros”, comentou o governador, provável adversário da presidente Dilma Rousseff no ano que vem. “Tenho certeza de que essa decepção vai se refletir nas urnas. Em que grau, quando e quem vai pagar não sabemos, mas esses números mostram o tamanho da crise que vivemos.”

Campos tem conversado com empresários e políticos de vários partidos da base aliada, em busca de apoio para sua candidatura, mas, nos últimos dias, decidiu “submergir”. “A situação econômica é dificílima. Temos de vencer o ano de 2013”, argumentou ele. Nesta quarta-feira, 10, o governador conversará com a ministra do Planejamento, Miriam Belchior, sobre o plano de transporte público para Pernambuco.

Desde que Dilma propôs um pacto nacional e prometeu R$ 50 bilhões para mobilidade urbana, no último dia 24, governadores e prefeitos de capitais têm feito uma maratona a Brasília, em busca de recursos. Cada um apresenta o seu projeto e fica à espera do aval da equipe econômica. Em conversas reservadas, muitos dizem em tom de ironia que, ao fim dessa corrida, o governo terá sobre a mesa pedidos que somarão “uns R$ 300 bilhões”. (AE)

continua após a publicidade