Eleições

Campanha eleitoral chega às rádios e TVs

Começa hoje a propaganda eleitoral gratuita no rádio e televisão. Até o dia 2 de outubro, candidatos aos mandatos de prefeito e vereador vão aproveitar a exposição na mídia para tentar conquistar novos eleitores, ou no caso de Beto Richa (PSDB), em Curitiba, consolidar a vantagem sobre os demais. Hoje será a vez de quem concorre ao legislativo apresentar suas propostas e amanhã dos candidatos a prefeito.

Enquanto a maioria dos candidatos vai aproveitar o primeiro dia de campanha para se apresentar ao eleitorado, o prefeito Beto Richa (PSDB), candidato à reeleição, vai partir para o ataque. Ele vai abrir a propaganda eleitoral na quarta-feira fazendo um balanço de sua administração, além de apresentar parte de suas novas propostas.

Beto Richa tem o maior tempo de exposição entre os candidatos: 11min46. O coordenador de marketing da campanha, Nelson Biondi, não acredita em grandes mudanças na opinião dos eleitores até a eleição.

Gleisi Hoffmann (PT) terá tempo de 5min11. Ela ocupa o segundo lugar nas pesquisas e precisa tirar diferença de cerca de 60% de votos. Segundo a coordenação de campanha, a propaganda apresentará as diferenças de propostas da coligação e da atual gestão. O ponto de partida é demonstrar que a administração de uma cidade deve ter como foco principal as pessoas e não as obras.

Fábio Camargo (PTB) aparece em terceiro lugar nas pesquisas e acredita que com a propaganda pode deslanchar a campanha. O primeiro programa será espécie de biografia e nos demais divulgará propostas. Seus programas terão tempo de 2min8.

Os programas de Ricardo Gomyde (PCdoB) terão duração de 1min45. Ele também vai usar o primeiro programa para mostrar sua trajetória política. Para ele, a partir de agora os eleitores vão começar a formar opinião sobre os candidatos.

Carlos Moreira (PMDB) terá 4min43 para expor suas idéias. A equipe que prepara os programas adianta que irá mostrar o lado propositivo da campanha, permitindo que o curitibano conheça propostas alternativas de Moreira para trânsito, saúde e educação.

O candidato Bruno Meirinho (PSOL), com 1min22, vai assumir postura crítica e apontar os problemas da cidade, bem como soluções. Maurício Furtado (PV) vai aproveitar os 1min45 do seu primeiro programa para fazer breve resumo dos temas que vai tratar ao longo da campanha.

Lauro Rodrigues (PTdoB) é o que tem o menos tempo: 1min17s. No primeiro programa vai pedir desculpas aos eleitores. Em um dos debates na televisão entre os candidatos ficou nervoso e teve dificuldade para expor suas idéias.

A propaganda dos candidatos a prefeito vai ao ar às segundas, quartas e sextas-feiras e dos candidatos a vereador às terças, quintas e sábados. Nos rádio os programas serão veiculados das 7h às 7h30 e das 12h às 12h30. Na televisão das 13h às 13h30 e das 20h30 às 21h.

O Ministério Público Estadual propôs ação para que sejam retiradas da internet comunidades do orkut que fazem propaganda eleitoral ligadas aos candidatos a prefeito de Curitiba: Richa, Gleisi, Gomyde e Moreira. Há também uma ação para suspender a mesma modalidade de propaganda para os candidatos ao legislativo.