Campanha do PMDB começa no dia 15

O PMDB já definiu a data do lançamento oficial da campanha do partido nestas eleições. Reunidos anteontem, em Curitiba, os 26 coordenadores regionais do partido decidiram que a largada da campanha será dada oficialmente na segunda-feira da próxima semana (dia 15).

A campanha foi batizada de “Dia do 15” e lembra o número do partido. A estratégia dos dirigentes da legenda é percorrer todos os municípios colando cartazes e adesivos, distribuindo panfletos e jornais, fazendo comícios, carreatas e concentrações para divulgar os candidatos da legenda.

Segundo o presidente do Diretório Regional, senador Roberto Requião, o partido pretende reativar o trabalho de sua militância. “Os nossos militantes sempre foram uma das tradições marcantes de sua história, desde o antigo MDB. E nós queremos resgatar esta força hoje”, disse. Segundo ficou acertado na reunião, vão ser distribuídos em todo o Paraná um milhão de jornais e 500 mil cartazes, além de dezenas de milhares de adesivos. Os coordenadores regionais discutiram ainda a agenda de compromissos de Requião e de Paulo Pimentel para as próximas semanas.

Ainda na reunião, os peemedebistas acertaram também que, em um primeiro momento, os candidatos ao governo e ao Senado vão visitar pequenos e médios municípios do Estado. Hoje, o senador Requião estará desenvolvendo uma nova agenda de reuniões nos municípios da região de Curitiba. Acompanhado do candidato ao Senado, Paulo Pimentel, e de seu vice, Orlando Pessuti, Requião vai estar em Bocaiúva do Sul, Campina Grande, Quatro Barras, Piraquara, Rio Branco, Itaperuçu e Campo Magro. Em todos os municípios, ele visitará empresários locais, vai se reunir com prefeitos e vereadores, receber documentos com reivindicações da região e discute o seu plano de governo. Amanhã encerra sua primeira etapa do roteiro na região metropolitana, visitando mais dez municípios e se reunidnco com lideranças políticas, comunitárias e empresariais, que querem conhecer as propostas do senador e de Paulo para a campanha deste ano.

Ex-prefeito de São José pede votos para partido

Com cerca de 4 mil filiados, o PMDB é hoje o maior partido político de São José dos Pinhais, um dos principais colégios eleitorais do estado, com 128 mil eleitores, e localizado na região metropolitana de Curitiba. Disputando uma vaga na Assembléia Legislativa, o ex-prefeito João Ferreira tomou como prioridade empenhar-se em garantir votos para os candidatos do PMDB ao governo, Roberto Requião, e ao Senado, Paulo Pimentel, além do deputado federal Max Rosenmann.

Ele lembra que pela proximidade com a capital, centenas de candidatos transformam São José num verdadeiro “garimpo” eleitoral, tornando quase impossível a eleição de um representante da cidade. Mas depois de quase meio-século sem eleger um deputado estadual, o município acompanha com interesse o lançamento do ex-prefeito, especialmente pela dobradinha com o ex-governador Paulo Pimentel.

Ferreira começou sua carreira política como vereador, aos 19 anos, e jamais perdeu uma eleição. Por duas décadas foi vereador e exerceu duas vezes o mandato de prefeito, sempre com expressiva votação. Com sotaque típico de agricultor, ganhou fama como contador de “causos”, e é com esse estilo peculiar que pretende cativar o eleitorado. Na primeira vez que disputou a prefeitura, em 1982, começou a campanha como o “lanterninha”. Mas chegou ao fim com mais votos do que a somatória de todos os sete adversários. Ainda desconfiado em relação às novidades da tecnologia, recentemente jogou seu celular nas águas do Rio Miringuava: “Aqui nos matos esse negócio não funciona”, justificou, abolindo definitivamente esse meio de comunicação com o eleitorado. Prefere investir no velho e tradicional corpo-a-corpo, onde se sente mais à vontade para ouvir as reivindicações da comunidade.

Candidatos fazem campanha na RMC

O PMDB partiu para o corpo-a-corpo na Região Metropolitana de Curitiba, na tentativa de se aproximar ainda mais do eleitorado. Só ontem o candidato ao Senado, ex-governador Paulo Pimentel, e os candidatos ao governo, senador Roberto Requião, e a vice, deputado estadual Orlando Pessutti, passaram por oito municípios. O número de locais visitados deve subir para 29 até à noite desta quinta-feira, segundo previsão dos coordenadores de campanha dos candidatos.

O contato com os eleitores começou logo cedo, no calçadão de Contenda. Depois, a comitiva se reuniu com agricultores na Lapa. Ainda de manhã, os peemedebistas conversaram com moradores de Campo do Tenente e fizeram uma caminhada pelo calçadão em Rio Negro. Depois do almoço mais conversas com o eleitorado, percorrendo ruas e praças de Agudos do Sul, Piên, Quitandinha e Mandirituba.

Hoje, as visitas prosseguem em Bocaiúva do Sul, Campina Grande do Sul, Quatro Barras, Piraquara, Rio Branco do Sul, Itaperuçu e Campo Magro. Amanhã, o dia também está heio. Começa por Antônio Olinto e segue para São Mateus do Sul, São João do Triunfo, Palmeira, Porto Amazonas, Balsa Nova e Campo Largo. Sempre privilegiando o contato direto com os eleitores. A maratona pela região de Curitiba teve início na manhã seguinte ao jantar na casa do ex-governador que reuniu convidados e representantes do partido. O otimismo marcou as rodas de conversas. Todos acreditam que Requião vai estar no segundo turno na disputa do governo, uma vez que vem subindo nas pesquisas e já divide a preferência do eleitorado com o candidato do PDT-PTB-PPB, senador Álvaro Dias.

O PMDB resolveu intensificar o ritmo da campanha depois da convenção estadual do partido, no dia 29 de junho. No último fim de semana, o primeiro depois da homologação das candidaturas, Pimentel, Requião e Pessutti visitaram a região Oeste. Em apenas dois dias, passaram por 11 municípios. O ex- governador também já tem compromisso para a próxima sexta-feira: vai a Umuarama como convidado na posse do novo presidente da Associação Comercial, Industrial e Agrícola do município, Carlos Alberto Pimentel Gonçalves.

Voltar ao topo