Integrantes da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) dos Alimentos entregaram na semana passada à Comissão de Agricultura da Câmara Federal um pré-relatório dos fatos apurados nas audiências convocadas para apurar irregularidades em diversas cadeias produtivas de alimentos. O documento foi assinado pelo deputado Orlando Pessuti (PMDB) e César Silvestre (PPS), presidente e relator da Comissão.

Prevista para encerrar seus trabalhos em 3 de outubro, a CPI deverá ter continuidade através da comissão permanente, aprovada recentemente pela Assembléia Legislativa. Instalada em 28 de novembro, a Comissão percorreu diversas cidades do Paraná, onde foram ouvidos produtores de leite e suas entidades de representação, bem como técnicos do setor, indústria de laticínios e varejistas.

Segundo Pessuti, o produtor de leite da região de Londrina recebe o mesmo preço que recebia há dez anos. “É grande o número de produtores que investiram na melhoria da qualidade e produtividade, porém hoje estão vendendo seus rebanhos, inclusive para o abate, provocando desemprego e diminuição de renda”, afirmou.

De acordo com os depoimentos prestados, as indústrias de laticínios adotam a prática de só definir o preço pago pelo leite aos produtores e fornecedores após a entrega do produto para a industrialização. Com esta prática eles só ficam sabendo quanto vão receber após dez a vinte dias da entrega. A CPI entendeu que esta é uma conduta ilegal, podendo caracterizar infração à ordem econômica.

O relatório entregue à Comissão de Agricultura é composto de trinta páginas, e se dedicou a verificar a situação da pecuária de leite no Paraná. Agora, os integrantes da CPI trabalham para averiguar denúncias e colher depoimentos de outros setores, como o de carnes e derivados, o de hortifrutigranjeiros e o do café.

continua após a publicidade

continua após a publicidade