Câmara Municipal aprova investigação sobre ISS

Ponta Grossa (Sucursal) – Atendendo um pedido do prefeito Péricles de Holleben Mello, a bancada do PT na Câmara Municipal, composta pelos vereadores Gerveson Tramontin, José Luiz Teixeira Pascoal Adura e Selma Schons, protocolou pedido de instalação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para apurar denúncias de corrupção no Departamento de ISS na Prefeitura

De acordo com o presidente da Câmara, vereador Gerveson Tramontin Silveira, a intenção da bancada ao propor a CPI é fortalecer a posição adotada pelo prefeito Péricles de Holleben Mello, ao tomar a iniciativa de divulgar a denúncia, feita por um empresário, de corrupção no ISS. Até o momento, três funcionários foram afastados de suas funções pela administração municipal, que adotou a postura de não divulgar seus nomes.

Para a vereadora Selma Schons, o processo de investigação através da CPI pode fornecer, com maior agilidade, subsídios para a investigação que está sendo feita pelo Ministério Público, em ambos os casos denunciados e veiculados pela imprensa. “Em reuniões com a bancada, definimos a instalação da CPI para apurar com maior agilidade, para que as denúncias sejam esclarecidas”, afirma a vereadora.

O requerimento foi protocolado já com as com nove assinaturas necessárias. De acordo com o artigo 40 da Lei Orgânica do Município, a comissão tem 60 dias, prorrogáveis por igual período, para concluir os trabalhos.

Denúncias

No dia 17 de maio, os jornais receberam, através da assessoria de imprensa da Prefeitura, a informação de que o prefeito Péricles de Holleben Mello havia afastado três servidores municipais, lotados na Secretaria de Finanças, com base numa denúncia feita por um empresário ao secretário de Finanças, Roberto Barbosa. A administração municipal definiu por não divulgar o nome dos funcionários envolvidos no esquema, até que as investigações feitas pelo Ministério Público fossem concluídas. Com a repercussão do fato, novas informações surgiram. Há suspeitas de que o número de funcionários envolvidos no esquema de corrupção chegue a doze pessoas. O governo municipal emitiu nota oficial expondo a versão da administração municipal para a denúncia publicada pelo Jornal da Manhã.

Para o prefeito Péricles de Holleben Mello, a postura dos vereadores que integram a bancada do PT na Câmara Municipal “foi acertada”. Conforme o prefeito, a proposição dos vereadores foi repassada a ele, pelos vereadores José Luiz Teixeira e Gerveson Tramontin Silveira. “Manifestei meu total apoio à formação da CPI. É um instrumento importante na apuração dos fatos que só vem contribuir com a proposta da administração de manter a transparência nas ações públicas”, apontou o prefeito. (Ana Paula Inácio)

Voltar ao topo