Câmara devolve dinheiro a prefeito em Telêmaco

O vereador de Telêmaco Borba, Carlos Alberto Merhy (PP), presidente da Câmara Municipal, realizou um ato incomum anteontem: entregou ao prefeito Carlos Hugo Wolff von Graffen (sem partido) recursos de R$ 200 mil. O dinheiro foi arrecadado com a economia obtida pela Casa por meio de mecanismos de contenção de gastos que passaram a ser adotados desde que ele assumiu o cargo, no final de março passado. Mensalmente, o município repassa 8% da sua receita corrente líquida à Câmara, de acordo com o que prevê a Constituição Federal.

A devolução dos recursos acontece depois de a Casa ter sido alvo de denúncias de gastos indevidos e exagerados, que culminaram com o afastamento de cinco dos treze vereadores e dois secretários, em ações civis públicas propostas pelo Ministério Público e por meio de uma CPI das Despesas Indevidas e Exageradas.

Merhy implantou um controle das despesas na administração do dinheiro público. Além disso, ele sugeriu ao prefeito a utilização dos recursos principalmente na solução de problemas do município na questão da saúde.

Entre as sugestões, o vereador apontou a aquisição de uma completa UTI Móvel, que não existe na cidade. Propôs, ainda, que a área da saúde pública seja contemplada com a comrpa de outros equipamentos.

Economia

?Essa economia de R$ 200 mil só foi possível a partir do momento em que procedimentos rigorosos, que devem nortear o uso do dinheiro público, foram adotados na Câmara de Vereadores de Telêmaco Borba. Felizmente, tive a devida compreensão dos demais vereadores, que entenderam o difícil momento por que passava o Legislativo?, comentou.

Segundo ele, as demais Câmaras Municipais deveriam seguir o mesmo exemplo e auxiliar no processo de economia das despesas públicas, o que já se iniciou com a redução de mais de 8 mil vagas de vereadores em todo o País.

Voltar ao topo