Câmara decide destituir prefeita de Rio Branco do Sul

Pela terceira vez em dois anos Rio Branco do Sul troca de prefeito. Bento Chimelli foi eleito pelo PSC, mas no final do ano passado os vereadores aprovaram a cassação do seu mandato. Foi substituído pela vice, Joana Faria Elias (PSC). Na tarde de ontem os vereadores aprovaram seu afastamento, abrindo espaço para o presidente da Câmara, vereador Elias Maltaca (PFL).

Maltaca fica na prefeitura interinamente por 90 dias, prazo em que será entregue o relatório final da comissão processante. Segundo a Lei Orgânica do Município, no caso do afastamento do prefeito só seriam realizadas novas eleições se faltasse mais de dois anos para terminar o mandato, o que não é o caso. Com isso o vereador ficará no comando da Prefeitura até 2004.

A reunião realizada ontem teve início às 11h, e só terminou à tarde. “Havia uma denúncia contra a prefeita. Mesmo com a cassação do Chimelli ele ainda estava mandando, com o apoio da Joana. Toda a equipe dele continuava exercendo a mesma função. Além disso havia a prática do nepotismo, já que ela colocou mais de dez pessoas da família em cargos de confiança”, contou o vereador Sadi Ribas (PSB), integrante da comissão processante.

“Ao final da reunião demos por concluído e encerrado o trabalho de limpeza na cidade. O judiciário e o legislativo estão fazendo uma varredura em Rio Branco”, afirmou. Segundo ele, o resultado foi o esperado. O ex-prefeito de Rio Branco do Sul, Bento Chimelli está foragido há 36 dias. Ele é acusado de ter desviado R$ 1 milhão da Prefeitura. A denúncia foi feita pelo vereador Sadi Ribas. Em 13 de dezembro do ano passado ele teve a prisão decretada pelo juiz Miguel Kfouri Neto, do Tribunal de Justiça.

Voltar ao topo