Câmara de Curitiba tem renovação de 39%

A eleição de ontem trouxe renovação de 39% na Câmara de Curitiba. Dos 38 vereadores eleitos, 15 são novos. O mais votado foi Ney Leprevost (PP), com 18.582 votos, que já cumpre seu terceiro mandato na Casa. O menos votado foi Tico Kuzma (PPS), que recebeu 3.199 votos. Na eleição para vereador, houve total de 919.637 votos válidos, 51.625 brancos e 37.783 nulos.

A coligação do candidato Beto Richa (PSDB) foi vitoriosa nas eleições para a Câmara, elegendo 13 vereadores. A do deputado estadual Angelo Vanhoni (PT) conquistou 12 cadeiras, a de Osmar Bertoldi (PFL) ficou com 5 vagas, a de Rubens Bueno (PPS) conquistou 4 cadeiras, a de Mauro Moraes (PL) 3 e a de Melo Viana uma vaga.

De fora

Devido ao cálculo do coeficiente eleitoral, usado para definir o número de cadeiras por coligação, candidatos bem votados em alianças fortes ficaram de fora da Câmara. É o caso do vereador Luís Ernesto (PSDB) que, mesmo tendo recebido 7.609 votos (mais que o dobro do último vereador eleito), não conseguiu se reeleger.

Outros 10 vereadores não conseguiram retornar à Câmara: Pedro Paulo (PT), Adenival Gomes (PT), Elias Vidal (PFL), Nilton Brandão (PT), Jônatas Pirkiel (PL), Carlos Bortolletto (PFL), Éde Abib (PMDB), Paulinho Lamarca (PT), Jotapê (PSB) e Antônio Bueno (PPS).

Veja no quadro a lista dos mais votados

Voltar ao topo