Cabos eleitorais fazem denúncia contra Tony Garcia

A candidatura de Tony Garcia (PPB) ao Senado Federal continua dando evidentes sinais de crise e de desrespeito com seus cabos eleitorais. Na tarde de ontem, dez garotas contratadas pela MC Eventos para participar da campanha de Tony procuraram a reportagem de O Estado para denunciar um calote do candidato. As meninas, que foram selecionadas pela empresa, começaram a trabalhar no dia 5 de agosto com a promessa de que receberiam R$ 750,00 mensais mais ajuda de custo. As garotas formaram a equipe Clack, que recepcionava o candidato nos comícios e participava de carreatas. “Estávamos sempre perto dele. Por isso éramos conhecidas como ?tonetes?”, explica Ana Paula da Silva, uma das lesadas por Tony.

O trabalho da equipe muitas vezes era feito em condições irregulares. “Chegamos a ficar doze horas trabalhando sem direito a alimentação. Não ganhamos nem água mineral”, conta Ana Paula. Em uma das carreatas de Tony, que contou com a presença do candidato ao governo do Estado Alvaro Dias (PDT), as moças fizeram o trajeto em um caminhão que não apresentava condições de segurança. “Era perigoso a gente cair de lá de cima. Tínhamos de desviar dos cabos de luz”, diz Karina Borges, que foi afastada da campanha porque se recusou a trabalhar sem carteira assinada.

As outras ?tonetes?, no entanto, continuaram trabalhando normalmente, mesmo sem receber o primeiro pagamento, que estava prometido para o dia 20 de agosto. Ana Paula conta que elas ligavam para a MC para saber da remuneração, mas nunca recebiam uma explicação convincente. As meninas decidiram então ligar para o próprio Tony Garcia que disse ter pago o que devia para a MC. As garotas continuaram desenvolvendo suas atividades até o dia 5 de setembro, quando a coordenação da campanha de Tony informou que não haveria pagamento. O calote indignou as meninas que chegaram a recusar outras propostas de trabalho para atuar na campanha. “Perdemos uma série de eventos e feiras que aconteceram na cidade”, lembra Ana Paula. As meninas devem entrar com uma ação contra Tony e a MC.

Voltar ao topo