Brindeiro vai denunciar Pinheiro Landim

Brasilia – O procurador-geral da República, Geraldo Brindeiro, denunciará ao Supremo Tribunal Federal (STF) o deputado Pinheiro Landim (sem partido-CE) por crime de corrupção passiva. Brindeiro considera que há elementos suficientes para formalizar acusação contra os envolvidos no esquema de venda de liminares em favor de traficantes.

Brindeiro também denunciará o juiz federal de segundo grau Eustáquio da Silveira, seu filho Igor e sua mulher, a juíza federal Carla Nelson de Oliveira Cruz.

Para o Ministério Público, o esquema de venda de liminares também poderá resultar em denúncia pelos crimes de corrupção ativa e extorsão, no caso dos traficantes que pagaram para serem soltos.

Antes de enviar a denúncia ao STF, Brindeiro vai aguardar a conclusão de diligências feitas pela Polícia Federal, que analisa documentos bancários obtidos com a quebra de sigilo dos envolvidos.

Até agora, o procurador-geral não encontrou elementos que sustentassem as suspeitas levantadas contra Vicente Leal, ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ), e contra o desembargador Tourinho Neto, do Tribunal Regional Federal (TRF). Sobre os dois, o Ministério Público só tem citações de conversas de traficantes, que não são consideradas provas de crime. Os nomes deles foram citados em conversas telefônicas gravadas pela PF numa investigação sobre a atuação do traficante Leonardo Mendonça, sócio de Luiz Fernando da Costa, o Fernandinho Beira-Mar.

A investigação sobre o envolvimento de Vicente Leal vem sendo feita por uma comissão especial do STJ. A comissão deve se reunir na terça-feira.

Voltar ao topo